[PS1] Legend of Legaia

Iniciado por Rafael Quinalha, Agosto 08, 2026, 17:17:37 PM

tópico anterior - próximo tópico

Rafael Quinalha

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━
Informações:

Nome do jogo: Legend of Legaia
Versão: Europa (PAL)
Plataforma: PlayStation
Distribuidora: Sony Computer Entertainment Europe (SCEE) — desenvolvido pela Prokion com produção da Contrail.
Gênero: RPG de Turno / JRPG
Jogadore(s): 1
Lançamento: 27 de maio de 2000 na Europa

Sobre o jogo:

Legend of Legaia é um JRPG que se passa no mundo de Legaia, um continente outrora pacífico onde os humanos coexistiam em perfeita harmonia com criaturas místicas de pedra conhecidas como Serus. Quando um humano tocava um Seru, eles se fundiam. Essa fusão concedia ao hospedeiro habilidades incríveis, como força sobre-humana e magia, servindo como a base do avanço de sua civilização.
Tudo mudou drasticamente dez anos antes do início da aventura com o surgimento de uma névoa misteriosa e maligna. Esta névoa corrompeu os Serus, deixando-os violentos e fazendo com que escravizassem e enlouquecessem os humanos que os utilizavam. A civilização humana colapsou rapidamente, e os poucos sobreviventes se isolaram em vilas protegidas por imensas muralhas ou barreiras naturais.

Sobre o Romhack e equipe:

Equipe: Rafael Quinalha - Tradutor e editor
Revisão in-game: ??
Versão: ??
Lançamento: ??
Mídia de distribuição: Xdelta
Progresso:
- Textos: 23%
- Gráficos: 100%

Já venho investigando esse jogo faz algum tempo, mas deixei ele de lado por um tempo para me dedicar ao Brave Fencer. Escolhi a versão EUR devido a facilidade em traduzir os menus, itens e etc, já que os mesmos já usam uma fonte menor (ou seja, mais espaço para traduzir) e algumas janelas já estão redimensionadas, poupando meu esforço nisso. Nessa versão, ficou mais fácil traduzir os textos no executável do jogo, precisei mexer muito pouco nos reapontamentos (quem traduz jogos de PSX sabe do que estou falando).
Esse jogo faz parte do meu empenho em traduzir 5 jogos que eu gostaria de jogar com uma tradução descente. O primeiro já está pronto que é o Brave Fencer, o segundo é esse e os outros 3 divulgarei em um futuro (mas as tools já estão prontas).

Ferramentas usadas:

Desmontagem/Remontagem da ISO --> Foxy Disc Editor
Análise dos arquivos binários com tabelas customizadas --> Foxy Hex Editor
Debugger, simples mas funcional para o que eu queria investigar --> Duckstation
Análise profunda dos arquivos --> Ghidra com a extensão para PSX
Análise e mapeamento gráfico --> Crystal Tile 2
Edição geral dos arquivos e gráficos do jogo --> Legaia Suite Tool

PRECISO DE ALGUMAS DICAS DE IA PARA TRADUZIR

Para o pessoal que já manja bastante de tradução com IA, preciso que umas dicas:
Atualmente implementei um fluxo no editor que usa IA para traduzir, tem um glossário para obedecer e algumas regras.
Estou com dois modelos locais para isso usando o Ollama (Aya Expanse 8B e Translategemma 12B) e coloquei opção de temperatura para eles (entre 0.0 a 1.00)
Eu seleciono os blocos ou arquivos inteiros e ambos traduzem, mas o resultado eu não gostei muito, fica genérico demais, para tradução de NPCs com diálogos irrelevantes, até passa, mas para textos da história eu não gostei. Meu intuito é ir traduzindo e revisando ao mesmo tempo, ganhar um pouco de tempo, mas manter a qualidade, porém, não consigo ver um fluxo melhor que esse, mas de repente, vocês possam me indicar algo melhor.
Os pontos que eu queria saber de vocês é:
Errei nos modelos?
No fluxo?
Nas regras das IA?

Regras que estou usando:
Você é um tradutor profissional ESP→PT-BR de Legend of Legaia (JRPG).
Traduza apenas o texto jogável fornecido.
Regras obrigatórias:
1) Responda SOMENTE com a tradução, sem aspas e sem explicações.
2) Preserve exatamente códigos de controle / tags do jogo (copie caractere a caractere; não traduza o conteúdo interno da tag). Exemplos: {WAIT}, {WHITE}, {RED}.
3) Use os termos do glossário exatamente como indicado quando o termo ORIGINAL aparecer.
4) Mantenha o tom dos personagens e pontuação natural em português brasileiro.
5) Respeite gênero gramatical.
6) Não invente nomes próprios fora do glossário; se não estiver no glossário, preserve o nome em espanhol.
7) Preserve quebras de linha do texto original.
8) Manter no máximo 36 caracteres por linha, caso passe, pule para a linha de baixo.

Abaixo deixei dois prints do app do processo no app. (peço desculpas ao admins pelo tamanho desses dois prints, mas deixei assim para poder visualizar melhor os textos)

Aqui é onde usei a IA

E aqui é onde traduzi sem IA

FUTURAMENTE, PRECISAREI DE AJUDA NOS TESTES INGAME

Quem realmente gostar do jogo e quiser me ajudar nesse desafio, só me avisar.

Vídeo:

Imagens:

Projeto Atual:
[PSX] Legend of Legaia
Projetos Concluídos:
[PSX] Brave Fencer Musashi
[PC] Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles
[PSX] Parasite Eve
[PSX] Fear Effect 1, Fear Effect 2
[PS2] Xenosaga, Xenosaga 2
[PSP] Final Fantasy Tactics

André Tavares

Muito bom mano. A tradução está ficando muito boa. Esse jogo merece uma tradução de qualidade.

crysmx3

O cara ta imparavel. Mais um jogo muito falado que nunca peguei pra jogar serio, merece uma tradução de qualidade.

Dindo

Com certeza o padrão de romhacking e tradução vai ser alto. Boa sorte, bro!

manim

parabéns. este jogo é muito bom, EU NUNCA JOGUEI, más sempre quis jogar [ingles dificultava], agora vou dar uma chance a ele traduzido. obrigado pelo trampo

Gugabrsp

Mais Um pra conta!!! Que jogasso esse, cansei de jogar ele no meu psx, e agora em pt--br, vai ser fantastico, parabens por mais uma iniciativa de trazer os oldgames para o presente em portugues, sucesso ao Grupo e tradutor!!!

LeandroCiC

Parabéns pelo projeto!
Eu não tenho o conhecimento que você tem, mas se você quiser, posso te ajudar com as instruções da IA, para dar uma melhor naturalidade aos textos. Por experiência própria, os textos da IA sempre precisarão da revisão humana, ainda mais no uso de artigos. Tem que direcionar a IA para fazer o uso deles e treinar ela antes de traduzir.
Eu queria muito traduzir esse jogo, eu não sou programador, mas se precisar de alguma ajuda, pode me chamar.

kuroi

Pô... Acho que você já tá de brincadeira, hein! rsrsrs
Esse também é um jogo que esperava MUITO uma tradução de qualidade!
Se quiser ajuda futuramente para testes in game, estamos aí...

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Rafael Quinalha

Isso aí pessoal, acredito que não demore muito pra sair essa tradução.

Citação de: LeandroCiC online Agosto 09, 2026, 21:55:11 PMParabéns pelo projeto!
Eu não tenho o conhecimento que você tem, mas se você quiser, posso te ajudar com as instruções da IA, para dar uma melhor naturalidade aos textos. Por experiência própria, os textos da IA sempre precisarão da revisão humana, ainda mais no uso de artigos. Tem que direcionar a IA para fazer o uso deles e treinar ela antes de traduzir.
Eu queria muito traduzir esse jogo, eu não sou programador, mas se precisar de alguma ajuda, pode me chamar.

Se você estiver interessado em ajudar na tradução, posso criar uma versão web do app para você traduzir, eu deixo os arquivos no google drive, te dou acesso pelo app e você pode traduzir usando a interface do app, que facilita bastante.
No caso do uso de IA, era para dar um gás e adiantar dialogos mais genéricos mesmo, pelo que eu andei vendo, tradução com IA precisa mesmo de revisão humana, não tem jeito.
E no caso do seu texto "eu não sou programador", estamos no mesmo barco, eu também não sou, fiz um curso básico para entender mais ou menos como funciona, mas não me aprofundei, eu trabalho com algo completamente diferente disso.

O app ficaria mais ou menos assim:

Aí você faz seu login pelo google e acessa os arquivos. Se tiver interesse me avisa. E se quiser, me adiciona no discord.

Quinalha#2037

Citação de: kuroi online Agosto 09, 2026, 22:35:18 PMPô... Acho que você já tá de brincadeira, hein! rsrsrs
Esse também é um jogo que esperava MUITO uma tradução de qualidade!
Se quiser ajuda futuramente para testes in game, estamos aí...

Até mais!!

Surpresa!  :toligado:

Com certeza sua ajuda será mais que bem-vinda na revisão ingame.
Projeto Atual:
[PSX] Legend of Legaia
Projetos Concluídos:
[PSX] Parasite Eve

ØX-Carnage

Parabéns, Rafa! Muito bom. 

Cara, sobre o uso da IA, acredito que você está bem adiantado, mas não adianta apenas fazer um glossário. O seu objetivo é ter o máximo de coerência na tradução. 

Você precisa ensinar o seu agente assim como fiz com o Wild Arms e agora com o Alundra (sim, dei spoiler, Alundra) :toligado:

Ensine a ele sobre a lore do jogo, o perfil de cada personagem e o ambiente de cada bloco do jogo, ou seja, em que parte a história se passa. Dessa maneira, o tradutor vai entender o comportamento de cada um e conseguir adaptar melhor a tradução.

Estou relançando todas as minhas traduções seguindo esse fluxo. O Metal Gear agora está 100% refinado, os 2 CDs de todas as regiões seguindo essa forma. 

Logo irei lançar um jogo de Arcade que mostra bem esse fluxo. Demora um pouco para organizar as coisas, mas o resultado final acredito que é exatamente o que você procura.

Rafael Quinalha

Citação de: ØX-Carnage online Agosto 10, 2026, 13:42:50 PMParabéns, Rafa! Muito bom.

Cara, sobre o uso da IA, acredito que você está bem adiantado, mas não adianta apenas fazer um glossário. O seu objetivo é ter o máximo de coerência na tradução.

Você precisa ensinar o seu agente assim como fiz com o Wild Arms e agora com o Alundra (sim, dei spoiler, Alundra) :toligado: .

Ensine a ele sobre a lore do jogo, o perfil de cada personagem e o ambiente de cada bloco do jogo, ou seja, em que parte a história se passa. Dessa maneira, o tradutor vai entender o comportamento de cada um e conseguir adaptar melhor a tradução.

Estou relançando todas as minhas traduções seguindo esse fluxo. O Metal Gear agora está 100% refinado, os 2 CDs de todas as regiões seguindo essa forma.

Logo irei lançar um jogo de Arcade que mostra bem esse fluxo. Demora um pouco para organizar as coisas, mas o resultado final acredito que é exatamente o que você procura.

Show, baita spoiler heim! Alundra é um clássico de PSX junto com Wild Arms. As tradução deles são tão antigas e precisavam ser melhoradas, mas os caras que fizeram tem meu respeito, pois na época não havia quase nenhum app para romhacking, tudo feito no editor hex.

Agora duas dúvidas a respeito de IA:
1- Você usa modelos locais ou cloud?
2- Sem querer encher muito seu saco, mas no caso para ensinar o(s) agente(s), seria colocar no projeto arquivos .md distintos com várias informações e o agente consultar antes de aplicar a tradução?

Eu fiz o seguinte no fluxo atual:
Primeiro a IA traduz (geralmente fica ruim), eu faço as correções e salvo.
Ao salvar, o app cria um arquivo chamado translation-memory, nele ficam os textos originais e traduzidos (no máximo 500 exemplos que vão se renovando quando atinge o limite para não ficar muito grande), que o agente obrigatoriamente deve consultar para as proximas traduções (fora o glossário) e só depois ele faz a tradução. Nesse arquivo ficam salvos exatamente os textos que eu corrigi, ou seja, ele tem o modelo do original e como eu quero que fique. Não sei se é o caminho correto, estou testando, mas acredito que ainda não é o ideal.
Projeto Atual:
[PSX] Legend of Legaia
Projetos Concluídos:
[PSX] Parasite Eve

gledson999

Muito bom, esse jogo eu conheço de cabo a rabo toda a história, enredo, sidequest tanto que me aventurei na tradução dele no passado, porém nunca dei continuidade devido a problemas com ele. O jogo possui um contêiner PROT.DAT e dentro desse contêiner existem TIMS, bibliotecas dinâmicas, tabelas de EXP, tabela de drop, tabela de steal, e existem os piores que são os scripts e seus sistema de scripts embutidos, também conhecidos como sub-scripts na qual são usados movimentações, textos, modelos e quando você faz a edição desses textos ele dar crash quando ultrapassa as letras maiores, pois os scripts são bastantes complexos. Para os scripts terem um shift livre seria necessário um editor de scripts que permitisse fazer isso, motivo esse que nunca terminei a minha tradução do Legaia, com isso o Gdkchan me ajudou numa ferramenta, porém não teve como fazer a engenharia reversa completa de todos os scripts ainda, mas relacionada a sua ferramenta como é o funcionamento dessa interface?

Rafael Quinalha

Citação de: gledson999 online Agosto 11, 2026, 17:33:41 PMMuito bom, esse jogo eu conheço de cabo a rabo toda a história, enredo, sidequest tanto que me aventurei na tradução dele no passado, porém nunca dei continuidade devido a problemas com ele. O jogo possui um contêiner PROT.DAT e dentro desse contêiner existem TIMS, bibliotecas dinâmicas, tabelas de EXP, tabela de drop, tabela de steal, e existem os piores que são os scripts e seus sistema de scripts embutidos, também conhecidos como sub-scripts na qual são usados movimentações, textos, modelos e quando você faz a edição desses textos ele dar crash quando ultrapassa as letras maiores, pois os scripts são bastantes complexos. Para os scripts terem um shift livre seria necessário um editor de scripts que permitisse fazer isso, motivo esse que nunca terminei a minha tradução do Legaia, com isso o Gdkchan me ajudou numa ferramenta, porém não teve como fazer a engenharia reversa completa de todos os scripts ainda, mas relacionada a sua ferramenta como é o funcionamento dessa interface?

Legal esse app heim, tem um monte de codigo aí que eu nem sei pra que serve!  :huh:
Eu dei uma pesquisada sobre esse tal GDKChan, e descobri que ele tem uma página cheia de projetos muito legais e fora que ele é o Fundador do Ryujinx, impressionante. Também descobri que você tinha um projeto de tradução para esse jogo no facebook a muito tempo atrás, estou surpreso!
Bem, quanto aos scripts e o funcionamento, pra ser sincero, 99% foi compreendido pela IA, eu nem sei como funcionam os recalculos, mas pelo que mexi guiado por ela no ghidra e debbuger, os saltos acontecem em cadeia, se mexer em um, os outros tambem devem acompanhar, são vários ponteiros sincronizados ou algo assim, tipo um arquivo tem vários textos que são exibidos em determinado tempo/fase do jogo, e eles são acessados de forma diferente por partes desses ponteiros, entao se o ponteiro não acompanhar caso os textos sejam maiores, o jogo entra em um loop infinito ou congela ou exibe textos aleatórios.
Resumindo, o backend do app eu nem sei como funciona, essa parte de programação eu deixo pra IA, nem manjo muito disso, o importante pra mim é funcionar e quando não funciona eu faço um prompt pedindo pra arrumar e encontrar o erro (bem amador mesmo). Eu cuido mais do frontend, que gosto mais para criar layouts legais.
Projeto Atual:
[PSX] Legend of Legaia
Projetos Concluídos:
[PSX] Parasite Eve