[PSP] Gungnir: Inferno of the Demon Lance and the War of Heroes

Iniciado por Kreycai, Agosto 14, 2026, 15:53:29 PM

tópico anterior - próximo tópico

Kreycai

Gungnir: Inferno of the Demon Lance and the War of Heroes (Sting / Atlus, PSP)
Tradução completa para português do Brasil.

Um RPG tático da Sting que nunca saiu do Japão em português. Todo o texto está traduzido:
17.550 strings, sendo 13.998 no container data.dar da ISO e 3.552 dentro do
EBOOT decriptado. Testado em PSP real, não só em emulador.

IMAGENS

O nome do lugar na barra de cima está traduzido; o "Eastern Wilds" grande é um dos 1.295 arquivos de imagem que ficaram de fora.

O QUE ESTÁ TRADUZIDO

• Diálogo e narrativa: 100%
  • Menus, itens, equipamentos, habilidades: 100%
  • Texto do EBOOT (interface de sistema): 100%
  • Acentuação completa, com a largura de cada glifo casada com a tabela da fonte original

O QUE NÃO ESTÁ

Texto que está dentro de imagem continua em inglês. São 1.295 arquivos .tpl: telas de tutorial, nomes de ação na batalha, banners de lugar e títulos de capítulo. Isso é edição gráfica, uma fase separada, e ficou de fora por opção. As de maior impacto são as de tutorial; o resto é cosmético.

APLICAR EM

ISO      : Gungnir (USA)
Tamanho  : 262.766.592 bytes
CRC32    : 183F3EDC
SHA-1    : 7cded8a4cb5ef7a6e018bb73d10c0ad728747adb

Resultado esperado:
Tamanho  : 262.766.592 bytes
CRC32    : 83EB7731

O patch é BPS e carrega o CRC32 da origem, do destino e dele mesmo. Se você usar a ISO errada, ele avisa em vez de gerar um arquivo quebrado em silêncio.

Aplique com o Floating IPS (flips): Apply Patch, escolha o .bps, escolha a sua ISO, salve.

DOWNLOAD

Baixar o patch (GitHub Releases)

O patch não contém o jogo, só a diferença entre a ISO original e a traduzida. Não peça ISO por mensagem privada.

FERRAMENTAS

O ferramental que eu escrevi pra isso está aberto, em Python:
github.com/kreycai/gungnir-ptbr

Inclui leitura do container .dar, mapeamento da tabela de ponteiros, decriptação e reinserção no EBOOT, e o desenho dos glifos acentuados com calibragem de largura. Pode servir pra outros jogos da Sting no PSP, que compartilham formatos.

DOIS PROBLEMAS QUE CUSTARAM CARO

Acento com largura errada. Desenhar o glifo não basta: o jogo tem uma tabela de largura por caractere, e um "á" com a largura do "a" sai colado no vizinho.

Estouro de ponteiro. Texto em português é mais longo que em inglês, e a reinserção ingênua passava de um limite e travava o jogo.

REPORTANDO

Erro de tradução, texto cortado ou travamento: comente aqui ou abra uma issue no GitHub, com print e onde aconteceu. Eu não zerei o jogo inteiro, então esse tipo de coisa só aparece jogando.

dougmartinsss

MInha nossa, que incrível! Muitíssimo obrigado pela tradução. Parece ser um jogáço!!

Magalicia

O jogo com a pior UI dos videogames está aí heheh
Desafio pra quem tiver uma vida extra e conseguir editar todos os gráficos do jogo.

Kreycai

Citação de: Magalicia online Agosto 14, 2026, 17:38:52 PMO jogo com a pior UI dos videogames está aí heheh
Desafio pra quem tiver uma vida extra e conseguir editar todos os gráficos do jogo.
Certamente eu vou tentar futuramente, o problema é que eu gosto dessa "mistura" de ingles e portugues kkkkk recentemente fiz a do sword of mana e itens/locais geralmente gosto de manter ingles