Esse assunto não tem uma cobertura muito ampla e é uma parte mais avançada da engenharia reversa, mas acho válido compartilhar conhecimento, até porque, é um assunto bem relevante ao romhacking.
Abaixo seguem alguns tutoriais (a maioria em inglês) que encontrei sobre o assunto e que acabaram me ensinando algumas coisas.
[GBA] - Reverse Engineering a GBA Game
Vai um pouco além de debugar uma ROM e ensina inclusive a configurar e usar o Ghidra (Software da NSA para engenharia reversa). Utiliza a Rom Pokémon Mystery Dungeon Red Rescue Team para explicar como encontrar valores e modificá-los através do mGBA.
[GBA] - GDB Debugging with mGBA
Ensina como configurar o debugger GDB no VSCode para depurar ROMs de Game Boy Advance usando o emulador mGBA.
[GBA] - Whirlwind Tour of ARM Assembly
Um bom conteúdo de ASM. Inclusive esse é um tópico de um guia para programação de jogos de GBA (TONC).
[NDS] - Reverse Engineering a NDS Game
Dos mesmos autores do Reverse Engineering a GBA Game, confesso que não li, pois NDS não é do meu interesse no momento, mas parece tão completo e interessante quanto o de GBA, com a diferença que usa o Desmune como emulador.
[SNES] - Curso de Assembly com SNES e Mega Drive
[SMD] - Curso de Assembly com SNES e Mega Drive
Uma playlist muito boa que ensina bastante sobre hardware de SNES e SMD, depois ensina a configurar um ambiente e, por fim, debugging e assembly, em português:
--
Achei relevante criar o tópico, pois os motores de busca hoje em dia estão bem ineficientes devido a práticas abusivas de SEO, entre outras coisas... Se tiverem mais tutoriais/material relacionado podem postar aqui.
Um addemdum: Essas técnicas não se aprendem de um dia para o outro, então, não se sintam frustrados se não captarem o conteúdo logo de cara, é natural.
Abaixo seguem alguns tutoriais (a maioria em inglês) que encontrei sobre o assunto e que acabaram me ensinando algumas coisas.
[GBA] - Reverse Engineering a GBA Game
Vai um pouco além de debugar uma ROM e ensina inclusive a configurar e usar o Ghidra (Software da NSA para engenharia reversa). Utiliza a Rom Pokémon Mystery Dungeon Red Rescue Team para explicar como encontrar valores e modificá-los através do mGBA.
Código Selecionar
https://www.starcubelabs.com/reverse-engineering-gba/
[GBA] - GDB Debugging with mGBA
Ensina como configurar o debugger GDB no VSCode para depurar ROMs de Game Boy Advance usando o emulador mGBA.
Código Selecionar
https://felixjones.co.uk/mgba_gdb/vscode.html
[GBA] - Whirlwind Tour of ARM Assembly
Um bom conteúdo de ASM. Inclusive esse é um tópico de um guia para programação de jogos de GBA (TONC).
Código Selecionar
https://www.coranac.com/tonc/text/asm.htm
[NDS] - Reverse Engineering a NDS Game
Dos mesmos autores do Reverse Engineering a GBA Game, confesso que não li, pois NDS não é do meu interesse no momento, mas parece tão completo e interessante quanto o de GBA, com a diferença que usa o Desmune como emulador.
Código Selecionar
https://www.starcubelabs.com/reverse-engineering-ds/
[SNES] - Curso de Assembly com SNES e Mega Drive
[SMD] - Curso de Assembly com SNES e Mega Drive
Uma playlist muito boa que ensina bastante sobre hardware de SNES e SMD, depois ensina a configurar um ambiente e, por fim, debugging e assembly, em português:
Código Selecionar
https://www.youtube.com/playlist?list=PLLFRf_pkM7b6Vi0ehPPovl1gQ5ubHTy5P
--
Achei relevante criar o tópico, pois os motores de busca hoje em dia estão bem ineficientes devido a práticas abusivas de SEO, entre outras coisas... Se tiverem mais tutoriais/material relacionado podem postar aqui.
Um addemdum: Essas técnicas não se aprendem de um dia para o outro, então, não se sintam frustrados se não captarem o conteúdo logo de cara, é natural.