[N64] Paper Mario 64 - Europa / América (v2.2)

Iniciado por SBraz Gamer, Abril 19, 2019, 18:25:33 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

SBraz Gamer



> Informações <  
Nome do Jogo:    Paper Mario 64
Versão:                 Europa & América
Plataforma:          Nintendo 64
Ano:                     2001
Desenvolvedor:    Intelligent Systems
Gênero:                RPG
Jogadores:           1

> Tradutor <
SBraz Gamer

> Sobre o jogo <
Paper Mario, conhecido como Mario Story (????????) no Japão, é
um jogo do Super Mario de RPG desenvolvido pela Intelligent Systems e
publicado pela Nintendo para o console Nintendo 64 em 2001 (nos
Estados Unidos). O nome "Paper Mario" (que significa "Mario de Papel")
já diz tudo: os personagens parecem feitos de papel. Este jogo foi
lançado primeiramente no Nintendo 64 em 11 de Agosto, 2000.
Fonte: Wikipedia

> Status da Tradução <
Textos: 100%
Graficos: 100% com ressalvas *

Para mais informações, consulte:
http://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1078.0

> Versão Atual da Tradução <
   v2.2 (30/03/2020) - correção de erros desapercebidos.

> Histórico de Versões <
   v2.1 (16/09/2019) - correções de textos fora do lugar.

   v2.0. (19/08/2019)  - Todos os textos foram revisados;
                                   - Os gráficos Peligro, PELIGRO, Repone PC, FELIZ foram traduzidos,
                                     restando apenas a tela de FIN DEL JUEGO;

   v1.0.1 (07/05/2019) - Correção de Bug relacionado à Tela de GAME OVER/FIN DEL JUEGO;

   v1.0. (19/04/2019)  - Lançamento da Tradução; 

> Sobre a Adaptação Americana <
Lançamento: (05/07/2020)
Correção de 01 Bug: (12/09/2020)
Todos os gráficos que haviam sido traduzidos na versão europeia também o foram na versão
americana com exceção do gráfico "PRESS START" na tela de título.

> Observação <
- Para que alguns gráficos traduzidos funcionassem foi necessário recalcular o CRC da rom.
  Isso não afeta o processamento do jogo em um Nintendo 64, mas afeta na emulação.
  Sendo assim:
  Se quiser rodar o game traduzido em um Nintendo 64, basta a usar a versão para "Console";
  Se quiser rodar o game traduzido em um emulador, basta usar a versão "Emulador";
  Agora se quiser rodar a versão Console em um emulador como Project64 ou Mupen64plus use versões recentes do plugin gráfico Glide64 que podem ser encontradas em https://github.com/gonetz/GLideN64/releases e coloque-o na pasta onde ficam os plugins gráficos de seu emulador.

- No link disponibilizado, há 02 pastas.
  Há uma pasta com patchs para serem usados no console de Nintendo 64.
  E na outra pasta há patchs para serem usados no emulador e não apresentarão todos os gráficos traduzidos.

- Qualquer problema pode ser contactado neste tópico ou para: sbrazgamer@gmail.com

> Vídeos <


> Imagens <
https://drive.google.com/open?id=1a2_oRYhUIMvWYh-OgoNyggSYmbPB-nul
https://drive.google.com/open?id=1MEZAhxZLk31s7Z7XFo1Ol8pXp0jZy1_3
https://drive.google.com/open?id=1_vslW_dIm6RwCxIv4l99WSC0HKIwatWm
https://drive.google.com/open?id=1937QRcy6yCyQfR_RPGjQ6ymKoVMTlYyZ
https://drive.google.com/open?id=1X7TKDTgiMZvzCqNpy9JsaEjNlzs-Vam_

> Como Aplicar a Tradução <
Os Patchs de tradução está em formato Xdelta (use o Programa XdeltaUI).

- O patch europeu deve ser aplicado na ROM europeia do jogo: Paper Mario 64 para
  Nintendo 64 no formato Z64 e seu CRC é 85B3AB37.
  Ela possui o seguinte nome: Paper Mario (E) (M4) [!].z64

- O patch americano deve ser aplicado na ROM americana do jogo: Paper Mario 64 para
  Nintendo 64 no formato Z64 e seu CRC é A7F5CD7E.
  Ela possui o seguinte nome: Paper Mario (U) [!].z64

> Link para download do patch: <
https://drive.google.com/file/d/1H_pg_ZeyxF7Gl1Y-xgxqL9BTD3raZnZx/view?usp=sharing

> Informações Opcionais <
No momento, só conheço dois tipos de roms europeias e americanas do Paper Mario:
Das duas europeias, uma tem o CRC 85B3AB37 e a outra tem o CRC 7CAB0055.
Das duas americanas, uma tem o CRC A7F5CD7E e a outra tem o CRC D56D1C89.
Em caso de dificuldade em encontrar a ROM original, deixarei disponibilizado patchs
para converter as roms de CRC 7CAB0055 e D56D1C89 para os CRCs corretos.
https://drive.google.com/file/d/1kmK11rL_oyKPgGtKWBDJdkaLQja76ZtL/view?usp=sharing

WolfferroW

Parabéns, muito boa a tradução! :parabens:


Uma pena que fica restrito ao emulador e no console precisa de um conversor do PAL para NTSC, se é bem que na rom se houvesse mais estudo, seria facilmente modificado o sistema de cores padrão.

SBraz Gamer

#2
Oi,WolfferroW

Cara, para ser sincero não entendo quase nada de programação e pouquíssimo de romhack, senão tentaria saber como alterar o sistema de cores na rom.
No meu caso, eu consigo rodar tranquilamente o Paper Mario 64 (pal) no meu console nintendo 64 americano (ntsc) usando o everdrive 64 da krikzz.

hnnewgames

Poxa mano, parabéns mesmo pelo projeto. Esse faz parte dos jogos que ainda que jogar um dia hehe :parabens:

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


EderPezawm


SBraz Gamer

Obrigado pelo apoio pessoal!
Desejo sucesso aos projetos de vocês! :parabens:

babylon

#7
SBraz Gamer tentei aplicar a tradução mais esta dando erro, tem planos para inserir ela ja e enviar pronta por MP para que possamos testar o jogo ja traduzido?

Se sim poderia me enviar via MP.

Obrigado.

SBraz Gamer

Boa tarde babylon!

Você está usando a rom europeia Paper Mario (E) (M4) [!].z64 ?
Está usando o XDeltaUI para aplicar o patch?
Parecem perguntas bestas, mas as vezes, são pequenos detalhes que ferram.
Alguém mais aqui testou?


Manisan

Estou tento dificuldade de aplicar o patch :\ mesmo eu tendo a rom certinha

hnnewgames

Citação de: SBraz Gamer online Abril 22, 2019, 13:58:54 PM
Boa tarde babylon!

Você está usando a rom europeia Paper Mario (E) (M4) [!].z64 ?
Está usando o XDeltaUI para aplicar o patch?
Parecem perguntas bestas, mas as vezes, são pequenos detalhes que ferram.
Alguém mais aqui testou?

Eu consegui aplicar o patch sem problemas, mas achar a ROM correta foi uma tarefa bem trabalhosa.
Pra quem não conseguiu achar a ROM certa, recomendo o site 'edgeemu'

WolfferroW

Eu tenho o ED64 Ucraniano, mas na minha TV fica zoada, até troquei e mesmo assim continua, até mesmo o Zelda MM.

Sobre aplicar na rom, teria como especificar a data da criação (pois é, quando ia criar a patch do StarFox64, a mesma 1.0 sem ser a modificada, possui datas de criação diferentes, uma datada de 98 e outra de 2004)? CRC? Se for preciso, poderia passar pelo MP já aplicada?

SBraz Gamer

#12
Para os que estão com dificuldades em encontrar a rom original ou aplicar o patch, recomendo baixarem novamente o arquivo LEIA-ME que acompanha o patch para obter ajuda.

jairisongs

Parabéns amigo.
Não é o estilo de jogo que curto, mas acho que traduzir jogos é uma coisa fantástica.
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

ro8