[NES] Rockman 3: Dr. Wily no Saigo! (v1.03)

Iniciado por ajkmetiuk, Abril 14, 2020, 14:33:29 PM

tópico anterior - próximo tópico

ajkmetiuk

Nome: Rockman 3 : O Fim do Dr.Wily!?

Plataforma: NES

Progresso:100%

V1.02 - Na época da versão 1.01, utilizei a rom errada para arrumar o problema e só fui descobrir dias atrás, então, nessa versão foi usada a rom correta que tinha umas edições a mais e também incluí um bugfix que encontrei em um fórum americano, o problema é conhecido como "Wobbling bug" onde fica um bug meio estranho em cima do ShadowMan na tela de seleção de fases, pelo que vi, é um bug que existe em todas versões do jogo e nunca foi corrigido oficialmente.

V1.03 - Corrigido um bug na tela de game over que o fim fazia swap para fnd, obrigado Andy Jason Marco Diaz por reportar!

Essa tradução foi feita do zero da versão japonesa, praticamente na versão americana inventaram coisas no script que eu e o Magall acabamos descobrindo depois que nem era aquilo que dizia. A parte final do jogo é bem diferente do script da americana e tem algumas fases que tem algumas coisas diferentes. Pelo que vi, na rom americana tentaram corrigir as partes que tinham bug na japonesa e acabaram criando outros bugs, enfim, a japonesa é um pouquinho diferente da americana em conteúdo e boa parte diferente no script. Todos termos e nomes foram mantidos da versão japonesa como Rock/Dr.Right/Blues, etc.

Tradução ajkmetiuk
Tela título: Sliter

Agradecimentos especiais:
Ao denim que me ajudou a descobrir o tilemap da tela inicial, Magall pelas traduções japonesas, Mr.fox por me passar um site OCR para escanear as imagens japonesas, ao usuário kuja killer que postou a sugestão de correção do Wobbling bug em um fórum americano e realmente deu certo e a todo pessoal do FURT que deu um auxílio no chat quando tinha dúvidas, muito obrigado!

Caso encontre algum erro é só reportar!

Como usar:

Eu criei o patch usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado no site da PO.B.R.E.
Link direto

Depois de baixar, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "Rockman_3_BR_(v1.03).ips" e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.
Creio que seja compatível com qualquer emulador que emule NES, eu utilizei o Fceux.

Rom usada:
Database match: Rockman 3 - Dr. Wily no Saigo! (Japan)
Database: No-Intro: Nintendo Entertainment System (v. 20210216-231042)
File SHA-1: 9B8A6E2E234DEB0697A8172C83AC90DEB3B209EA
File CRC32: 7A6F576
ROM SHA-1: F8B186609BBE3AD77D294A5E07F26B7E111A5564
ROM CRC32: D9F1E47C

Imagens:

(Não vou por muita imagem para não dar spoiler do final hehehe)

Video:

Download: Em anexo

Caso queira baixar os outros da série, é só acessar abaixo:

Rockman 1: aqui
Rockman 2: aqui
Rockman 3 Improvement Hack: aqui
Rockman 4: aqui
Rockman 5: aqui
Rockman 6: aqui
supremex!

gilvan666

Eita que o cara esta trabalhando a todo vapor e que venha mais traduções.

ajkmetiuk

Citação de: gilvan666 online Abril 14, 2020, 14:40:55 PM
Eita que o cara esta trabalhando a todo vapor e que venha mais traduções.
kkkk já tinha feito uns dias atrás, só estou postando agora, por isso tem "tantas seguidas", mas esse ficou show, deu trabalho mas está 100%
supremex!

Magalicia

Essa foi uma tradução bacanuda, deu pra notar o quão diferente o pessoal traduzia/adaptava na época.
Hora de fechar a saga Rock hein?
runs

ajkmetiuk

Citação de: Magalicia online Abril 14, 2020, 15:10:36 PM
Essa foi uma tradução bacanuda, deu pra notar o quão diferente o pessoal traduzia/adaptava na época.
Hora de fechar a saga Rock hein?
runs
kkkkkkk boa sorte
supremex!

gutolix

Obrigado pelo ótimo trabalho, ajkmetiuk! Rockman 3 é o meu favorito do NES, foi meu primeiro contato com um jogo do robozinho azul. Valeu mesmo!

Sliter

mais um rockmano com titulo e bonitinho hahah
bom trabalho cara o/

jairisongs

Trabalho de qualidade é outro nível!
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

ajkmetiuk

supremex!

ka55

Eu testei a tradução no everdrive n8 e ficou com um problema na tela de seleção de fases, os chefes spark, hard e needle ficaram verdes, e o snake ficou azul, como na imagem abaixo.

ajkmetiuk

Citação de: ka55 online Maio 22, 2020, 19:34:39 PM
Eu testei a tradução no everdrive n8 e ficou com um problema na tela de seleção de fases, os chefes spark, hard e needle ficaram verdes, e o snake ficou azul, como na imagem abaixo.
[spoiler][/spoiler]
Obrigado por reportar, já corrigi o erro, pode baixar a versão mais nova que atualizei no tópico inicial...
supremex!

ka55

Muito obrigado pela correção e pela tua tradução :parabens:

João13

cmmneto

O projeto ficou sucesso! Adorei os detalhes! Eu acabei de fazer a "tradução" dele também, mas nada tão detalhado!

E ia te sugerir dar uma olhada na versão melhorada do kuja killer. Ele colocou uma intro, explicando a historia do jogo que nem tem nos outros do NES, e ficou lindo! Acho que se você fizer dar os devidos créditos, pode adicionar sem problemas! (claro, se te interessar!)

Fluffy97

mano funciono bem brigaduuu testado no virtual console 3ds a tradução tmj