[SMS] Phantasy Star (v2.4) BR

Iniciado por ajkmetiuk, Janeiro 31, 2021, 01:18:40 AM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajkmetiuk



Nome: Phantasy Star

Plataforma: SMS

Gênero: JRPG

Descrição: Grande sucesso no mundo dos JRPGs, o Phantasy Star foi lançado para Master System em dezembro de 1987 no Japão, em 1988 para a Europa e Estados Unidos, e em 1991 no Brasil com textos traduzidos pela Tectoy.


Sobre a tradução: Essa tradução foi uma parceria com a SMS Power! Ele estava trabalhando em uma versão Francesa e por curiosidade, como já tinha lançado a minha tradução baseada no script antigo, perguntei se era possível portar o script da versão antiga para nova, já que tinha muitas mudanças e eu não sabia se era possível. Segundo ele, era até fácil, só tinha que atualizar depois porque provavelmente teria bugs devido ao script ser mais extenso e o nome dos itens/magias eram bem maiores que do americano e que por coincidência ele estava fazendo uma versão PT-PT pelo tradutor automático que estava bem ruim e talvez eu pudesse ajudar nessa PT-BR.
Foi então que o Maxim portou o script que eu tinha traduzido da versão 1.02 e me pediu para atualizar para o novo conteúdo da versão 2.1 (antes, chamada de 2.02) e assim saiu essa bela versão com a fonte completa, toda acentuada e tudo traduzido (realmente, eu traduzi tudo, nada de nomes em inglês). De resto, o Maxim fez uns ajustes nas tools dele para aumentar o tamanho das janelas, dos menus e consertar possíveis bugs para comportar esses nomes enormes que tem aqui (o que foi bom, pois facilitou muito ele editar depois a versão francesa que ele estava mexendo). Espero que gostem, o resultado final ficou show. (Atualizado para versão 2.4)
Mais detalhes podem ser obtidos no site deles: Link direto e também no leia-me incluso com o patch (em inglês).


Tradução do Script/Revisão: ajkmetiuk
Gerente de projeto, Romhacking/Programação Final: Maxim

Agradecimentos especiais: A SMS Power! e em especial ao Maxim que permitiu que eu participasse do projeto da nova atualização, por incluir meu script e todas sugestões ao idioma PT-BR.

Imagens:




Vídeo (2.1):

Se precisarem de um guia para jogar (o jogo é bem difícil de saber para onde ir e de se encontrar as coisas), eu fiz faz alguns anos um passo a passo jogando do início ao fim, é da versão da TecToy, mas já serve como base: Link Youtube

Info da ROM a ser aplicada:
Phantasy Star (Japan)
No-Intro: Master System (v. 20180825-190228)
SHA-1: C9A40DDD217C58DDDCD6B5C0FE66C3A50D3E68E4
CRC32: 6605D36A

Aplicando a tradução: Baixe o programa de sua preferência, recomendo o LunarIPS. Depois de baixar, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "ps1jert.pt-br.ips" e clique em "Abrir".
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.

Recomendo jogar no emulador que funciona o jogo do início ao fim normalmente. No hardware real teve vários relatos de bugs aleatórios e vários gráficos corrompidos (talvez seja devido ao asm pesado que foi aplicado na rom.)

21/12/2022 - Atualizada a tradução para versão 2.3. Essa versão tem bastante novidades, algumas funções novas, partes do script refinados e também foram melhorados alguns textos na tradução. Agora, as transições de tela (fade in/out) podem ser ajustadas, deixando o jogo mais fluído e menos lento. No jogo original, algumas partes do jogo aonde raramente você ficava preso e teria que começar tudo novamente, foram arrumadas e colocado alguns "meios" alternativos para escapar da situação. Se quiserem saber mais sobre as novidades, consulte o README.
12/02/2023 - Atualizado para versão 2.3.2. Para todos que baixaram a versão 2.3, recomendo atualizar para a mais recente, foi identificado um problema com um inimigo no planeta Dezóris onde causava alguns glitchs gráficos e podia congelar o jogo e também os créditos finais comiam alguns nomes, nesta atualização foi corrigido.
04/02/2024 - Atualizado para versão 2.4. Nesse patch foram corrigidos bugs que foram reportados ao longo do ano passado e também corrigido a tradução de alguns itens que o pessoal sugeriu mudar.

Download: em anexo
supremex!

Breno


Ryu

É isso aí Aj, tanta qualidade que parece que o jogo foi feito pro Brasil, nem parece que é tradução, parabéns e ótimo trabalho em equipe, ryco. :torico:

ajkmetiuk

#3
Citação de: Ryu online Janeiro 31, 2021, 14:26:59 PM
É isso aí Aj, tanta qualidade que parece que o jogo foi feito pro Brasil, nem parece que é tradução, parabéns e ótimo trabalho em equipe, ryco. :torico:
obrigado, acho que essa é a intenção de toda tradução, tentar reproduzir o que era no original kk e em equipe é melhor ainda, sai muito mais rápido e o resultado é espetacular.

Citação de: Breno online Janeiro 31, 2021, 14:13:19 PM
Grande lançamento, parabéns!
  :parabens:
valeu, espero que goste!

Citação de: Lusofonia online Janeiro 31, 2021, 15:15:44 PM
Uau, só o fato de as janelas do menu não terem aqueles espacinhos entre elas das linhas já aumenta bastante o espaço disponível para fazer menus. Ainda acho que eu vou ficar com aquela tradução toda malfeita da TecToy por motivos de nostalgia kkk, mesmo com todos os erros e tals.

vc diz os menus warpping? se for, essa versão antiga é bem fiel a original, não foi muito expandida as janelas e o conceito é o original ainda, com as letras todas em caixa alta. A da tectoy não é tão ruim, eu zerei ela à uns anos atrás, na época era show. Caso queira conferir esta versão que mencionei, está nesse outro tópico: https://www.romhacking.net.br/index.php?topic=1735.0
supremex!

HuezinXD

Como não tive esse jogo na época foi jogar esta versão :D Valeu pela tradução.

Deus ROMHacker Ondinha

Passando para abençoar e baixar o trabalho!

gutolix

Não cheguei a jogar esse Phantasy Star, mas lembro bem na época da empolgação da galera em poder jogar um jogo em nossa língua. Agora, vendo essa belíssima tradução revisada, não tem como deixar de jogá-lo. Obrigado pelo excelente trabalho, ajkmetiuk!

ajkmetiuk

obrigado à todos! espero que gostem, mesmo quem já jogou vale a pena dar uma conferida nessa revisão. 
supremex!

Tototi


João13

Parabéns a todos os envolvidos!!  :charuto:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐


Fluffy97

alguém aqui testou no game gear? mano aparece uns quadrinhos não sei o q faze

ajkmetiuk

Citação de: Fluffy97 online Agosto 06, 2021, 21:00:45 PM
alguém aqui testou no game gear? mano aparece uns quadrinhos não sei o q faze
hmm, acho meio difícil alguém ter gamegear, mas se vc notar, eu deixei bem no finalzinho esse comentário:
"Recomendo jogar no emulador que funciona o jogo do início ao fim normalmente. No hardware real teve vários relatos de bugs aleatórios e vários gráficos corrompidos (talvez seja devido ao asm pesado que foi aplicado na rom.)"
esses "quadrinhos" que vc menciona, eu dei uma olhada no fórum da sms power e tem um cara relatando esse problema, se for igual do vídeo, ele comenta que esse problema parece ser relacionado a algumas versões do gamegear ter problemas ao rodar phantasy star, mesmo a versão original jap sem tradução. Vídeo abaixo:
[spoiler]
[/spoiler]
Se for esse mesmo problema, recomendo vc baixar direto do site da sms power a tradução que ele fez esse pequeno fix para quem joga no gamegear testar, é relacionado ao tempo em que as coisas eram desenhadas na tela, tinha 24 ciclos, e ele aumentou para 28 para tentar "sumir" com esses bugs, não posso garantir que dê certo, mas vc pode testar para ver no que vai dá. Espero que funcione e obrigado por reportar!
supremex!

huskie

Parabéns pelo lançamento! Phantasy Star merece!
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

ajkmetiuk

supremex!

Fluffy97

Citação de: ajkmetiuk online Agosto 08, 2021, 20:54:20 PM
Citação de: Fluffy97 online Agosto 06, 2021, 21:00:45 PM
alguém aqui testou no game gear? mano aparece uns quadrinhos não sei o q faze
hmm, acho meio difícil alguém ter gamegear, mas se vc notar, eu deixei bem no finalzinho esse comentário:
"Recomendo jogar no emulador que funciona o jogo do início ao fim normalmente. No hardware real teve vários relatos de bugs aleatórios e vários gráficos corrompidos (talvez seja devido ao asm pesado que foi aplicado na rom.)"
esses "quadrinhos" que vc menciona, eu dei uma olhada no fórum da sms power e tem um cara relatando esse problema, se for igual do vídeo, ele comenta que esse problema parece ser relacionado a algumas versões do gamegear ter problemas ao rodar phantasy star, mesmo a versão original jap sem tradução. Vídeo abaixo:
[spoiler]
[/spoiler]
Se for esse mesmo problema, recomendo vc baixar direto do site da sms power a tradução que ele fez esse pequeno fix para quem joga no gamegear testar, é relacionado ao tempo em que as coisas eram desenhadas na tela, tinha 24 ciclos, e ele aumentou para 28 para tentar "sumir" com esses bugs, não posso garantir que dê certo, mas vc pode testar para ver no que vai dá. Espero que funcione e obrigado por reportar!
mano obrigado vo testa