[NES] Titanic

Iniciado por Green Jerry, Dezembro 19, 2022, 15:49:34 PM

tópico anterior - próximo tópico

Green Jerry

Sobre o jogo
Nome: Titanic
Plataforma: Nintendo Entertainment System (NES)
Desenvolvedora: Dragon Co., Nice Code Software
Distribuidora: Shenzhen Nanjing Technology
Lançamento: ??/??/2005
Gênero: Plataforma
Descrição: Um jogo baseado no filme de 1997 de mesmo nome. O jogador pode jogar como Rose ou Jack, e o objetivo é escapar do Titanic.

Sobre a tradução
Esta tradução foi feita sobre a tradução em inglês feita por pacnsacdave (https://www.romhacking.net/translations/1605/).

Note que a tela do final tem um corte na letra I, um erro gráfico no qual não consegui corrigir. Eu havia criado um tópico lá no fórum do Romhacking.net pedindo ajuda lá em março de 2022 (aqui), logo depois de ter terminado a tradução, mas só teve uma única resposta, que com certeza eu teria que aprender ASM ou aprender a usar um debugger pra poder fazer o que o cara disse pra mim. Mais tarde, em dezembro do mesmo ano, lancei a tradução mesmo assim, pois o filme havia completado 25 anos desde o seu lançamento.

Mais tarde acabei descobrindo que a versão da tradução que foi lançada havia um bug que crashava o jogo logo na primeira fase, e isso estava sendo causado pelo byte do endereço 0x290A, que estava como 91 ao invés de 90, e que curiosamente não estava presente na versão da tradução que eu havia postado no tópico do RHDN antes do lançamento oficial em dezembro de 2022. Por causa disso, estou atualizando esta tradução agora, e agora espero não ter mais nenhum bug, que ninguém havia avisado pra eu corrigir.

Histórico de atualizações:
v1.0 (19/12/2022): Primeiro lançamento.
v1.1 (30/09/2025): Corrigido crash logo na primeira fase, mudanças na tela inicial e de título e "fim do jogo" foi mudado para "fim de jogo". A tela inicial (com o nome da distribuidora) agora também mostra a versão e data da tradução.

Responsável:
Green Jerry

Andamento:
* Geral: 100%
* Textos: 100%
* Acentos: 100%
* Gráficos: 100%

Ferramentas utilizadas:
WindHex32: Edição de textos.
YY-CHR: Edição de gráficos.
DarkTabler: Criação das tabelas.
Djinn Tile Mapper: Edição de algumas telas do jogo.

Imagens

Download
Antes de aplicar o patch da tradução, certifique que sua ROM tenha as seguintes especificações:
Nome do arquivo (GoodNES): Titanic (NJ031) (Ch) [!].nes
File SHA-1: 691878EE9781BC826A665DA1EA9EDCFF46459E49
File CRC32: C63A373F
ROM SHA-1: 4BB494E6903505254D96B25544B09AC2B97703F6
ROM CRC32: A6E4F246

Use um aplicador de patches .IPS para aplicar o patch, como:
Lunar IPS
Floating IPS
ROM Patcher JS

Quaisquer erros ou sugestões, como bugs ou crashes, favor mandar aqui.
Atualmente traduzindo Ihatovo Monogatari (SNES).
Versão 0.1 disponível aqui!

SatY

Não conhecia esse jogo, a tradução parece ter bastante qualidade.
Estou baixando para testar... Parabéns!
Estudante de asm z80 e asm 6502!

Participe do meu servidor no discord!
https://discord.gg/sZwRyT5QK4

ajkmetiuk

eita, legal, mais um jogo unknown de nes haha legal os portaits
supremex!

kuroi

Parabéns pelo projeto!

Eu me lembro desse jogo quando um amigo meu disse que existia um jogo pirata Chinês do Titanic que tinha cerca de 15 minutos de jogatina! rsrsrs Provavelmente era esse!

Até mais!!
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐

Green Jerry

Acabei de lançar uma atualização pra esta tradução, depois de quase 3 anos desde o lançamento dela.

O motivo principal disso é que havia um bug que crashava o jogo logo no meio da primeira fase, que agora foi corrigido, além de algumas mudanças, na tela inicial, tela de título e fim de jogo (game over).
Atualmente traduzindo Ihatovo Monogatari (SNES).
Versão 0.1 disponível aqui!