[PS2] Substituir áudio dentro de um AFS

Iniciado por Celio_Begalli, Setembro 21, 2023, 19:50:20 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Celio_Begalli

Olá pessoal, tudo bem? Acompanho o POB.R.E. desde a adolescência, mas só recentemente resolvi meter as caras em um projeto. Estou tentando criar uma versão com dublagem em português do jogo Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2. Consegui abrir o arquivo ZS2US_2.AFS, onde os arquivos com as músicas e falas se encontram, tanto em inglês, como em japonês. A questão é que, após encontrar os arquivos de áudio da voz do Goku em inglês, percebi que dentro do AFSExtractor, todos os arquivos de áudio de falas tem o mesmo nome, e sem extensão nenhuma. Isso me obriga a ouvir áudio por áudio, traduzir, gravar a versão em português e usar a inteligência artificial pra colocar a voz do Wendel Bezerra no Goku. Como se não bastasse, na hora de substituir o arquivo original em inglês, preciso alocar espaço para o novo arquivo (estou usando WAV, e mesmo sem extensão aparente, esse formato funcionou) e recompilar o arquivo ZS2US.ASF toda vez que substituo um único arquivo de fala. Considerando que esse jogo tem inúmeros diálogos, vou ter 70 anos de idade se eu for seguir assim.

Desde já agradeço a todos.

huskie

Titulo do topico editado para se adequar as regras do forum (estou sem acentos aqui)
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

DiperGo

Nunca usei qualquer das coisas que citou, mas este AFSSxtractor provavelmente extrai os arquivos para uma pasta, certo?
Através de um editor hexadecimal, abra o arquivo extraído, abra também o arquivo AFS original. Através de cópia de parte do conteúdo, verifique se o arquivo que o AFSEXTRACTOR extraiu, está contido dentro do original. Se isso for verdadeiro, significa que ele não converteu o conteúdo, mas, simplesmente o extraiu para uma pasta. O que...:
significa que o tal arquivo AFS provavelmente tem um padrão, que pode ser por tamanho "numero de bytes por arquivo", ou por "cabeçalho e rodapé".
Seja qualquer das formas que ele utilize para armazenar os diferentes áudios dentro do arquivo original, vc pode fazer seu próprio programa extrator, e nele fazer com que os arquivo extraídos sejam nomeados com ordem e extensão.
aplicar de novo no arquivo original não deve ser difícil.

Agora, se o arquivo extraído não está contido dentro do original, pode ser que o tal arquivo AFS tem conteúdo comprimido, codificado ou convertido dentro dele, e neste caso o buraco é mais embaixo e complica bem o trabalho.
Aventureiro no ramo das traduções, atuando mais com pequenas correções em ROMs.