[GB/GBC] Mega Man III/Mega Man World 3 DX

Iniciado por ajkmetiuk, Março 02, 2024, 21:08:37 PM

tópico anterior - próximo tópico

ajkmetiuk

Se não conferiu ainda as traduções anteriores do Mega Man de Game Boy, segue os links:

Mega Man - Dr. Wily's Revenge: GB - GBC
Mega Man II: GB/GBC
Mega Man IV: GB/GBC
Mega Man V: GB/GBC

Nome: Mega Man III/Mega Man World 3 DX

Plataforma: GB/GBC

OBS: Recentemente foi lançada a colorização deste megaman 3 no site gringo e resolvi portar minha tradução do jogo comum para a DX, deu um pouco de trabalho, mas ficou totalmente funcional.  A versão hack colorizada além das cores, contém alguns extras como as lentidões melhoradas praticamente 100%, adicionado um estilo de pausa similar aos jogos de NES, correções de algumas animações, entre outros, caso queria conferir todas novidades é só acessar este link.

Sobre a tradução: Foi traduzido:
- textos
- gráficos
- gráficos de background como 1F, 2F, B1. (tinha um que literalmente era WilyT.S.2 e eu dei uma expandida e uma retocada no gráfico para caber um pouquinho mais de texto e deixar Sistema de Teleporte do Wily 2)
- Portado para a versão DX

Progresso:100%

GB
V1.0  - primeira versão.
V1.01  - pequenas correções.

GBC
V1.0 - primeira versão. Adaptada a tradução v1.01 do jogo original para a DX
V1.01 - corrigida a tela quando roda apenas no game boy e atualizado para o hack de versão v1b.

ajkmetiuk - Tradução, romhacking, gráficos

Créditos do hack color:

marc_max - Hacking
Kensuyjin33 - Gráficos

Caso encontre algum erro é só reportar!

Como usar:

Eu criei o patch usando o aplicativo Lunar IPS, que pode ser baixado no site da PO.B.R.E.
Link direto

Depois de baixar, abra o programa, clique em "Apply IPS Patch", selecione o "MM3_GB_BR_v1_0_1_ajkmetiuk.ips" para a versão GB ou "MMW3_DX_GBC_BR_v1_0_ajkmetiuk.ips" para a versão de GBC e clique em "Abrir"
Na tela seguinte, selecione a rom, clique em abrir e pronto! Seu jogo estará traduzido.
Creio que seja compatível com qualquer emulador que emule GB, eu utilizei o Mesen.

Nota: a rom é a mesma para ambas as versões, não é necessário aplicar o patch color separado, pois a tradução já conta com ele junto, senão aparecerão caracteres estranhos ou pode ocorrer outros problemas estranhos se fizer isso, então, aplique em uma rom limpa americana sem modificações. O hack usado como base é a última versão v1b.
ROM CRC32: 5175D761

Imagens:
GB:

GBC:

Video:

Download: Em anexo
supremex!

Magalicia

Fim de uma era, agora os 5 megaman de gameboy estão traduzidos :toligado:

Fluffy97

brigaduuuuu vx realizo meu sonho eu amog todos tmj magalicia ajkmetiuk  :cuteeyes:

ajkmetiuk

atualizada a postagem inicial com a inclusão da tradução do hack Mega Man World 3 DX, que adiciona cores e várias melhorias ao jogo original.
supremex!

trazduzctorlover

Muito obrigado pela tradução  :torico: , Agora só falta o Mega Man 4 e 5 DX para completar a coleção de game boy versão colorida.

lion

ajkmetiuk

Citação de: trazduzctorlover online Julho 17, 2024, 13:07:50 PMMuito obrigado pela tradução  :torico: , Agora só falta o Mega Man 4 e 5 DX para completar a coleção de game boy versão colorida.
verdade, esperar alguém fazer primeiro o DX do 4 para depois traduzir hehe.
Citação de: lion online Julho 17, 2024, 13:11:30 PMQue massa, vamos jogar!!!
eita, apareceu! espero que goste!
supremex!

JDN2011

Meu Mega Man favorito agora traduzido!! Obrigaduuuuu!! :parabens:

ajkmetiuk

Citação de: JDN2011 online Julho 17, 2024, 19:28:54 PMMeu Mega Man favorito agora traduzido!! Obrigaduuuuu!! :parabens:
obrigado você por baixar... postagem inicial atualizada para versão 1.01, esqueci de editar a tela quando roda no game boy comum e já aproveitei para atualizar para a última versão do hack que acho que saiu hoje que conta com alguns bugfix em alguns momentos meio "incomuns" (v1b).
supremex!

Fluffy97

brigaduuuuu amog esse baixando parabens ta mano tmj colorido tope

João13

✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐

ElevenMint

Traduções muito boas, só no hype pra ver como vai ser o World 4

ajkmetiuk

Citação de: ElevenMint online Agosto 09, 2024, 09:55:53 AMTraduções muito boas, só no hype pra ver como vai ser o World 4
Infelizmente do 4 ainda não tem o dx. O normal logo tenho planos, mas se quiser conferir, tem a traduções dos dois aqui no fórum por outro usuário nas roms do rockman 4/5, são antigas, mas dá pra ir jogando caso queira.
supremex!

ElevenMint

Sim, o World 4 DX só sairá em 2025, mas tem o World 5 DX que foi o primeiro da pentalogia dos jogos de Gameboy a ser colorido. Presumo que pretender esperar o 4 pra iniciar o processo, correto?

ajkmetiuk

Citação de: ElevenMint online Agosto 10, 2024, 17:29:36 PMSim, o World 4 DX só sairá em 2025, mas tem o World 5 DX que foi o primeiro da pentalogia dos jogos de Gameboy a ser colorido. Presumo que pretender esperar o 4 pra iniciar o processo, correto?
sim, eu sei, mas o 5 é o pior de traduzir porque tem mais texto ainda que o 4 kk aliás, foi a partir do 4 que teve a "lojinha" do dr. light e mais um monte de frufis que tornaram os jogos "únicos" se comparado com os anteriores que eram mais cópias das versões de NES.
supremex!