[MULTIPLATAFORMA] Cave Story (NXEngine-evo)

Iniciado por Solid One, Maio 25, 2024, 17:42:25 PM

tópico anterior - próximo tópico

Solid One

—————————————————–
Informações
—————————————————–

Nome do jogo: Cave Story
Plataforma: Multiplataforma (PC / Android / Raspberry Pi / Portáteis Chineses)
Desenvolvedora: Daisuke "Pixel" Amaya
Gênero: Aventura / Plataforma / Metroidvania
Jogadores: 1

—————————————————–
Enredo
—————————————————–
Cave Story (洞窟物語 Dōkutsu Monogatari) é um jogo de aventura em plataforma lançado em 2004 para PC. Foi desenvolvido durante 5 anos por um único desenvolvedor chamado Daisuke Amaya, em seu tempo livre. Cave Story possui mecânicas de plataforma em 2D e é bastante similar a jogos cássicos que Amaya jogava em sua infância, como Metroid e Castlevania.

Após seu lançamento gratuito na Internet, Cave Story começou lentamente a ganhar popularidade. Foi aclamado por vários críticos pela sua história e gameplay bastante convincentes.

O jogo foca em um protagonista com amnésia que acorda em uma caverna. Durante suas explorações, ele descobre um plano maligno criado pelo Doutor, um megalomaníaco que pretende forçar os habitantes da caverna a lutar por ele em seus planos de dominar o mundo. Cabe ao nosso protagonista anônimo impedir planos do Doutor e salvar a todos.

—————————————————–
Sobre a tradução
—————————————————–

Ano passado, após adquirir um portátil chinês Anbernic RG351p, uma das primeiras coisas que tentei foi rodar o Cave Story traduzido, através do RetroArch (core lr-nxengine). No entanto, para minha surpresa, peguei uns problemas menores na parte da acentuação, que me desencorajou um pouco de jogá-lo. Mas para minha surpresa, descobri também que o pessoal do PortMaster havia conseguido portar o Cave Story para dispositivos Anbernic através do NXEngine-evo, uma versão aprimorada do NXEngine anterior.

O NXEngine-evo é um source port de Cave Story bem mais poderoso do que o original. Ele conta com diversas funcionalidades adicionais, como efeitos de iluminação, vibração, avatares animados, suporte à trilha sonora remasterizada do Danny Baranowsky, etc. Também suporta localização, mas para as traduções de CS originais funcionarem nele, elas precisam passar por uma conversão de encoding para UTF-8 com CRLF, fora a edição de strings exclusivas do NXEngine-evo num arquivo JSON.

Graças a um dos desenvolvedores do NXEngine-evo, consegui fazer ano passado essa conversão, e estive fazendo um playthrough dela ao longo dos meses no meu tempo livre. Após tê-la terminado esses dias, estou lançando ela na net para quem tiver interesse.

—————————————————–
Equipe
—————————————————–

• Alex "foffano" : Tradução original;
  • Solid One : Revisão em prol do port para NXEngine-evo.

—————————————————–
Status da Tradução
—————————————————–

Textos: 100%
Acentos: 100%
Gráficos: 100%
Revisão: 100%

—————————————————–
Ferramentas Utilizadas
—————————————————–

• tsc-converter : Ferramenta usada para fazer a conversão de .tsc pra .txt, e vice-versa;
  • Notepad++ : Ferramenta usada para converter os scripts em .txt para UTF-8 com CRLF;

—————————————————–
Agradecimentos
—————————————————–

• Alex "foffano", pela tradução inicial, e por nos ter concedido permissão de portá-la para lr-nxengine;
  • Sarcastic Cat, desenvolvedor do NXEngine-evo, pelo suporte no port da tradução;

—————————————————–
Imagens
—————————————————–

—————————————————–
Instruções de Instalação / Uso
—————————————————–

1. Baixe o NXEngine-evo e faça-o funcionar com a versão original em inglês, conforme instruído no repositório do NXENgine-evo no GitHub;
2. Na pasta onde o NXEngine-evo está instalado, vá na pasta "data/lang" e descompacte pra dentro dela os arquivos da pasta "brazilian_portuguese", no arquivo em anexo.
3. Abra o NXEngine-evo, vá em "Options -> Language" e mude o idioma de Inglês para Português Brasileiro.

—————————————————–
Download
—————————————————–

Segue abaixo a versão traduzida portada para NXEngine-evo. O link está em anexo a essa postagem, e provavelmente é visível somente para usuários cadastrados.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

ajkmetiuk

supremex!

Wesxz

opa amigo boa tarde, pra mim quando tento abrir o jogo aparece uma mensagem com varias letras estranhas e aleatórias, eu abri o jogo no meu pc diretamente clicando no executavel, o que eu pensei q poderia ter sido a causa do erro, porem quando baixei e abri o jogo normal pra pc o mesmo erro apareceu de novo, se puder me ajudar eu agradeceria muito :desisto:

Jprime

Salve Solid!

Passando pra avisar que essa tradução está funcionando perfeitamente no Port para Ps Vita, muito obrigado!

:objection: