[TOOL] Message 2Harkinian

Iniciado por srchronotrigger, Julho 11, 2024, 20:33:17 PM

tópico anterior - próximo tópico

srchronotrigger

Prezados, alguns dias atrás havia anunciado que estava trabalhando em uma ferramenta que permite a criação de arquivos de diálogo compilados para o 2ship2harkinian (Porte de Zelda Majora's Mask para PC), daquele dia em diante continuei a trabalhar no projeto e pouco tempo depois consegui atingir o nível de hash na conversão do arquivo de diálogo original em inglês para o formato do 2s2h, tão logo no dia 09/07 finalmente pude lançar a beta V0.1 que já se encontra no github, eis que vos apresento o Message 2Harkinian:

Mas afinal de contas como a ferramenta funciona?
O Message 2Harkinian é essencialmente um interpretador e conversor do arquivo de macros de diálogo do projeto de decompilação do Zelda Majora's Mask, ele lê cada sessão de diálogo presente no arquivo message_data.h e com base nisso escreve o arquivo message_data_static, que nada mais é do que o próprio message_data.h compilado para o 2ship2harkinian, byte a byte respeitando a lógica de sua estrutura interna.

O que isso possibilita ser feito na prática?
A ferramenta foi desenvolvida com um objetivo claro: Propiciar o lançamento de uma tradução para o português. É lógico que havendo a possibilidade editar os diálogos a bel prazer é possível fazer outras coisas além disso como traduzir o game para outras línguas além da nossa e também criar diálogos totalmente diferentes para o caso de outros tipos de mods, fora que editar um código fonte nem se compara a editar o arquivo em hexadecimal puro, pois lima toda a dificuldade de editar o arquivo de diálogos diretamente, permitindo inclusive que se utilize outros programas para formatar, verificar erros ortográficos e até mesmo traduzir o message_data.h automaticamente.

Em qual linguagem foi escrita? e qual o motivo da escolha.
O Message 2Harkinian foi escrito inteiramente em Java 17, claro que essa escolha trás consigo uma série de vantagens e desvantagens que basicamente são os prós e contras da própria linguagem, alguns podem se perguntar por que não utilizar C\C++ já que o arquivo de macros é um cabeçalho dessas linguagens, mas a verdade é que apesar de ser o ideal seria mais demorado, já que o Java lida automaticamente com algumas questões como memória e portabilidade, eu pessoalmente tenho certas críticas às abstrações, mas é bem provável que teria que ter postergado o lançamento da ferramenta caso eu começasse a fazer em C\C++.

(Até porque Java é o que sei programar melhorzinho vai  :p ).

Qual o estado atual da ferramenta?
A versão disponível atualmente é uma versão Beta, isso significa que por mais que ela consiga gerar um arquivo de mesmo hash ao utilizar um arquivo message_data.h inalterado em inglês não há nenhuma garantia de que todas as alterações serão suportadas, pois simplesmente é improvável conseguir trackear todas as combinações de textos que podem gerar bugs na conversão, portanto tenha isso em mente. Outra coisa que devo dizer é que nem todas as funções que eu tenho em mente foram implementadas nessa versão por conta de disponibilidade de tempo, portanto foquei no principal que é fazer funcionar da maneira que deve funcionar, as demais features podem ser adicionadas com o tempo, mas claro, tudo isso aqui é sem garantias ou promessas, ter o Message 2Harkinian funcional por si só já foi um feito.

Download da ferramenta e Considerações finais:
O Message 2Harkinian está disponível para download em sua página oficial no github. Peço que tenham cuidado ao baixar de outras fontes, pois a oficial é a que está presente no github através do link que indiquei. Por favor caso tenham alguma dúvida ou dificuldade no uso da ferramenta basta perguntar no tópico ou abrir uma issue no github.
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/

Lobim

Parabéns pelo lançamento, ainda que Beta, desta ferramenta.  :danca1:
Itinerante

srchronotrigger

Citação de: Lobim online Agosto 07, 2024, 23:50:12 PMParabéns pelo lançamento, ainda que Beta, desta ferramenta.  :danca1:

Opa, valeu Lobim! Eu que agradeço por todo e espaço que vocês prestam aqui.  :parabens:
A sabedoria com as coisas da vida não consiste, ao que me parece,
em saber o que é preciso fazer,
mas em saber o que é preciso fazer antes e o que fazer depois. - Leon Tolstoi.
meu blog: http://blogdochrono.blogspot.com/