[WII] Metroid Prime Trilogy [NTSC-U]

Iniciado por Esaan Alencar, Março 02, 2025, 19:32:58 PM

tópico anterior - próximo tópico

Esaan Alencar

A FALHA DO METROID PRIME 1 QUE FECHAVA O JOGO NA CUTSCENE INTRODUTÓRIA FOI CORRIGIDA. BAIXE O NOVO PATCH NO FINAL DO POST.

Título: Metroid Prime Trilogy
Lançamento Original: 24/08/2009
Plataforma: Nintendo Wii
Gênero: Ação-Aventura e Exploração
Região: Norte-Americana
Desenvolvedora: Retro Studios
Distribuidora: Nintendo
Número Máximo de Jogadores: 1 (MP1 e MP3) e 4 (MP2)

Descrição do Jogo:

Metroid Prime Trilogy é uma compilação desenvolvida pela Retro Studios e lançada pela Nintendo para o console Wii em 2009. Trilogy contém os 3 jogos da série Metroid Prime desenvolvidos pela Retro Studios: Metroid Prime (2002), Metroid Prime 2: Echoes (2004) e Metroid Prime 3: Corruption (2007).

Prime e Echoes, desenvolvidos originalmente para o Nintendo GameCube, foram atualizados com a adição de recursos implementados pela primeira vez em Corruption, em especial um esquema de controles baseado no Wii Remote e no Nunchuk, a habilidade "Spring Ball", e um sistema de créditos que permite o desbloqueio de itens no jogo. Dentre outras novidades estão tempos de carregamento menores, texturas atualizadas, iluminação florescente, suporte widescreen 16:9, mudanças em batalhas de chefe em Echoes (Onde jogadores alegavam alta dificuldade em certos combates), além de correções em falhas que permitiam quebras de sequência. Todos os 3 jogos são unificados num único menu inicial, que dá acesso ao modo single-player dos 3 jogos e ao modo multiplayer de Echoes, tendo também uma área de conteúdos extras e configurações.

Sobre a Tradução:

Inicialmente, eu não tinha certeza sobre traduzir este jogo, pois ele tem uma tonelada de texto (Afinal, são 3 jogos num só). Para se ter noção, ele tem em torno de 8000 arquivos de texto. Porém, na época que eu andei revisando a tradução do Metroid Prime 3 em 2023, eu fiz um experimento portando os arquivos de texto da tradução que eu havia feito para o MP3, mas ela não funcionou como eu esperava. Se eu tivesse estudado o sistema de arquivos do Metroid Prime Trilogy de forma mais aprofundada, talvez eu pudesse ter criado um patch bem mais rápido, no fim das contas...

De todo modo, tempos depois eu tentei iniciar uma tradução do zero algumas vezes, mas acabava desistindo. Então, em Março tomei a decisão definitiva de executar esse projeto, e de lá para cá, fui dando prosseguimento. Vocês podem conferir o resultado no final desta página.

O detalhe, é que esta tradução tem mais do que arquivos de texto traduzidos, graças a ajuda que recebi de vários romhackers. O tradutor Lobo Nintendista, responsável por várias traduções de jogos de Wii, editou as imagens da tela de introdução do jogo, da tela de pausa do Wii, além dos vídeos .THP de Game Over. Outra grande ajuda que recebi foi da comunidade do Discord Metroid Prime Modding. Os romhackers Antidote e Yonder the Yoshi! :3 conseguiram descobrir onde estavam os textos de loading e a tela de introdução do jogo, respectivamente. Outro passo importante nesta tradução, em relação à outras que fiz, foi a possibilidade de jogar na versão NTSC-U (Norte-Americana). Todas as traduções que fiz (Ou revisei), foram feitas na versão PAL (Europeia), e toda esta tradução inclusive. No entanto, graças ao ChatGPT, eu consegui descobrir como burlar o código de seleção de idioma do jogo. Para quem não sabe, as versões Norte-Americanas dos jogos da série Prime (Especialmente o MP2 e o MP3) possuem um bloqueio de idioma, onde o jogo força a execução dos textos em Inglês, mesmo que nos arquivos internos, hajam os textos em Espanhol e outros idiomas. Para contornar isso, foi até simples: bastou editar um código presente nos arquivos .DOL do jogo, alterando a ordem de execução de idioma, onde o Espanhol era executado de forma prioritária, ao invés do Inglês. A única exceção foi os arquivos da tela de Menu do Metroid Prime Trilogy, em que eu decidi substituir os textos em Inglês aqui, ao invés do Espanhol.

Créditos da Tradução:

TRADUÇÃO GERAL: Esaan Alencar
IMAGENS E VÍDEOS: Lobo Nintendista
AJUSTE NA FERRAMENTA DE TRADUÇÃO DO MP3: angel333119
AJUSTE NA FERRAMENTA DE EXTRAÇÃO DE TEXTURAS: Yonder the Yoshi! :3

AJUDA ADICIONAL:

Antidote, membro da comunidade Metroid Prime Modding que descobriu onde estavam os textos de loading;
SolidOne, que mesmo não participando ativamente da tradução, ajudou com os arquivos .TXT que reuniam os textos do MP1 e MP2;

UM OBRIGADO ESPECIAL PARA:

angel333119, criador da ferramenta de tradução do Metroid Prime 3;
Lobo Nintendista, que editou imagens e se aventurou editando os vídeos em .THP do jogo (Oh trem que deu trabalho!);
aruki, criador das ferramentas PakTool e STRGEditor. Ele provavalmente não sabe, mas suas ferramentas nos ajudaram muito a traduzir estes jogos;
Comunidade Metroid Prime Modding, em especial a Yonder the Yoshi! :3 pela descoberta e habilidade de edição da tela de introdução do jogo, e a Antidote, por descobrir onde estavam os textos de loading;
SolidOne, tradutor de vários jogos da franquia Metroid no Brasil. Vários dos termos adotados em suas traduções ainda estão aqui.

FERRAMENTAS DE TRADUÇÃO:

EXTRAÇÃO DE ARQUIVOS .PAK: PakTool by Aruki
EDIÇÃO DE ARQUIVOS .STRG (MP1/MP2): STRGEditor by Aruki
EDIÇÃO DE ARQUIVOS .STRG (MP3): STRGEditor by angel333119
EDIÇÃO DE ARQUIVOS .DOL: HxD

HISTÓRICO DE VERSÃO:

1.0.2:
*CORREÇÃO NUMA FALHA QUE CRASHAVA O JOGO NA CUTSCENE INTRODUTÓRIA DO METROID PRIME 1
*CORREÇÕES TEXTUAIS ADICIONAIS

1.0.1:
*PEQUENAS CORREÇÕES ADICIONAIS

1.0.0:
*VERSÃO INICIAL LANÇADA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

ESTE PATCH FOI FEITO NUMA ISO NORTE-AMERICANA. SENDO ASSIM, USE-O APENAS COM ISOS AMERICANAS.

RECOMENDO A UTILIZAÇÃO DA ISO AMERICANA DISPONIBILIZADA PELO ROMSFUN. BASTA CONVERTÊ-LA DE .RVZ PARA .ISO (ATRAVÉS DO EMULADOR DOLPHIN), E ENTÃO APLICAR O PATCH COM O PROGRAMA
xdelta UI OU O Delta Patcher .

PATCH - NTSC (1.0.2):

https://drive.google.com/file/d/1tSA0xRxMTOi4M_kqIWuf6BRP9WIibAJG/view?usp=sharing

diegoshark

Metroid Prime é uma trilogia fantástica, melhor agora totalmente localizado. Parabéns pelo excelente trabalho.

jairisongs

Top man.
Parabéns a todos os envolvidos.
"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar..."
Friedrich Nietzsche

zMaiKo

Com certeza irei testar essa tradução! Esse jogo estava na minha lista há tempos, e sempre quis jogar a versão do Wii, que é mais aprimorada em relação à do GameCube. Além disso, poder jogá-lo em NTSC-U é um grande privilégio. As versões PAL, além de terem um framerate menor, apresentam uma imagem um pouco esquisita em algumas TVs, o que acabou sendo um impeditivo para jogar o primeiro e o segundo jogo no GameCube. Também não gostaria de começar pelo terceiro no Wii.

Agora, preciso confessar um pequeno "problema": eu tinha acabado de transferir meus jogos de Wii para um novo HD, que estava com 0% de fragmentação... e agora terei que refazer todo o processo graças a essa maravilhosa tradução! 😂

Parabéns a todos os envolvidos, pois, pelas imagens, a tradução parece estar extremamente bem feita e com muito capricho.

Aproveito para perguntar sobre os testes in-game. Posso considerar esta uma versão definitiva ou ainda há a possibilidade de erros? Caso ainda haja ajustes pendentes, pretendo testar a tradução em outro dispositivo antes de refazer o HD do Wii.

Muito obrigado pelo esforço e dedicação em trazer essa tradução para a comunidade! 👏

angel333119

Esaan, parabéns pela tradução... Na publicação faltou você especificar em qual ISO é pra aplicar o patch, tipo, se a ISO tem que ter a partição de update ou não, se tem que ser ISO ou WBFS e o CRC32 da ISO...

É importante saber pois não sei hoje em dia, mas antigamente a ISO sem a partição de update não funcionava tudo corretamente...

Um amigo meu tentou aplicar em uma ISO com UPDATE e não conseguiu...

Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

retrospaceos

Na versão Americana da ISO, com o Patch aplicado, o Metroid Prime 1, no Dolphin dá uma mensagem de erro ao carregar a primeira Cutscene e no Console ele simplesmente reinicia o Wii.

Poderiam revisar por favor?
imagem no link mostrando o erro.

https://drive.google.com/file/d/1HeLgzYsAoEib0ySTAwP4Oe4hGB8O6S5g/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1OLMNeL8oEDwGc7VIohb-cb9CZ7Ks9KLm/view?usp=sharing

angel333119

Citação de: retrospaceos online Março 06, 2025, 14:41:30 PMNa versão Americana da ISO, com o Patch aplicado, o Metroid Prime 1, no Dolphin dá uma mensagem de erro ao carregar a primeira Cutscene e no Console ele simplesmente reinicia o Wii.

https://drive.google.com/file/d/1HeLgzYsAoEib0ySTAwP4Oe4hGB8O6S5g/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1OLMNeL8oEDwGc7VIohb-cb9CZ7Ks9KLm/view?usp=sharing

Provavelmente o Esaan usou a ISO sem update... Esse Metroid não funciona corretamente sem a partição de UPDATE no console real...

Link para minhas traduções e hacks
https://mega.nz/folder/IZAyBTTZ#UdGc3UVFM2mrN5Avcksukw

(\_/)
(o_O)
(> <)
Esse é Jack o coelhinho; Adicione em sua Assinatura para ele Dominar o mundo!

João13

Parabéns a todos os envolvidos!! :charuto: Apliquei na ISO proveniente do RVZ, funcionou normalmente no Dolphin, caso apareça uma mensagem do tipo "Invalid read...", basta clicar em 'Ignorar nesta seção'. :toligado:
✺ Traduções ✺
⌛: 2
✅: 4
✔️: 10

✮ Veja aqui

𖤐 Servidor do Discord 𖤐

Esaan Alencar

Citação de: zMaiKo online Março 05, 2025, 08:23:37 AMAproveito para perguntar sobre os testes in-game. Posso considerar esta uma versão definitiva ou ainda há a possibilidade de erros? Caso ainda haja ajustes pendentes, pretendo testar a tradução em outro dispositivo antes de refazer o HD do Wii.

Foi mal pela demora em responder. Ainda há a possibilidade de erros. Revisei in-game, mas um detalhe ou outro pode ter passado batido. Mas uma coisa garanto: a tradução está muito boa. Vou lançar em breve um patch com leves correções.

Citação de: zMaiKo online Março 05, 2025, 08:23:37 AMMuito obrigado pelo esforço e dedicação em trazer essa tradução para a comunidade! 👏

Eu que agradeço, meu caro. Boa diversão para você.
Citação de: angel333119 online Março 06, 2025, 06:25:28 AMEsaan, parabéns pela tradução... Na publicação faltou você especificar em qual ISO é pra aplicar o patch, tipo, se a ISO tem que ter a partição de update ou não, se tem que ser ISO ou WBFS e o CRC32 da ISO...

É importante saber pois não sei hoje em dia, mas antigamente a ISO sem a partição de update não funcionava tudo corretamente...

Um amigo meu tentou aplicar em uma ISO com UPDATE e não conseguiu...

A ISO que usei possui partição de update. Recomendo a utilização da ISO disponibilizada pelo ROMSFUN. Basta convertê-la de .RVZ para .ISO usando o emulador Dolphin, e então aplicar o patch.

Citação de: retrospaceos online Março 06, 2025, 14:41:30 PMNa versão Americana da ISO, com o Patch aplicado, o Metroid Prime 1, no Dolphin dá uma mensagem de erro ao carregar a primeira Cutscene e no Console ele simplesmente reinicia o Wii.

Estou gerando um novo patch, onde busquei corrigir esse problema.