[FDS] Zelda no Densetsu 1

Iniciado por patryckpo, Janeiro 09, 2026, 09:56:53 AM

tópico anterior - próximo tópico

patryckpo

AVISO: Use numa ROM Headerless (algumas possuem começo com header iNES, como a que usei de base, aplique o patch numa ROM com 131000 bytes)

Sobre

Nome do jogo: Zelda no Densetsu - The Hyrule Fantasy
ROM utilizada: Zelda no Densetsu - The Hyrule Fantasy (Japan).fds
CRC32 da ROM utilizada: 8F2202BF
Gênero: Ação/RPG
Console: Famicom Disk System
Lançamento: Fev/1986
Produtora: Nintendo
Distribuidora: Nintendo
Jogadores: 1

Lançamento da tradução: 22/02/2026 (1.01)

Progresso:
Gráficos: 100%
Acentos: 100%
Textos gerais: 100%

Tradução feita por: Patryck Padilha de Oliveira e Hyrule Legends (usei textos da tradução lançada em 2016)
ROMHacking: Patryck Padilha de Oliveira
Tradução/Revisão/Gráficos: ajkmetiuk
Gráfico da tela título usado: Legend of Zelda Redux

--------------
Pode conter trechos de código da tradução em inglês lançada há algum tempo no romhacking.net (em resumo: eu estava tentando usar um recurso para ter o texto sendo exibido de maneira similar a versão do NES mas vi que teria mais coisa a ser alterada e só lembro que foram trechos da rotina de texto que usei, já que eu meio que tinha o texto traduzido desde 2016)
--------------

Comentários:
Agradecimentos especiais ao "ajkmetiuk" pela motivação desde 2021 (eu acho) querendo ver esse projeto finalizado, e eu fiquei empacado com os textos na época, daí outros problemas apareceram para eu resolver, o que fez com que eu voltasse a mexer só em 2025 novamente nesse jogo.
A tradução lançada em inglês no romhacking.net possui muitos trechos resumidos e eu tentei deixar as dicas mais entendíveis (mas ainda ficou resumido demais), o que eu tentei trazer de diferente foi a fonte minúscula, para diferenciar a versão do NES com a do FDS, pois são, basicamente, o mesmo jogo. Fiz pesquisas para tentar encaixar as dicas de acordo com o trecho do jogo em que você está, mas uma das dicas eu removi e a sala onde ela aparece foi alterada também por falta de espaço na ROM, mas era algo irrelevante até no jogo original.

NOTA: Essa ROM usa gráficos da hack Legend of Zelda Redux

iBagens do jogo (emuladores usados: NES.emu e Mesen)

Download em anexo, caso encontrem algum bug me avisem, pois eu acho que tenha algum por aí...
Lembre-se que as traduções que eu lanço estão disponíveis no meu site:
patryckpo.com

ajkmetiuk

eita, zfds supremex! viva nozes pelo lançamento!
supremex!

Gugabrsp

Eita, logo todos os zeldas vao estar em portugues, que coisa boa!!!! Sucesso para vc nessa jornada!!!

dude

mal espero e tem planos do Zelda no Densetsu 2?

patryckpo

Citação de: dude online Janeiro 12, 2026, 20:35:50 PMmal espero e tem planos do Zelda no Densetsu 2?
Infelizmente não, há uma ótima tradução do SatY da versão de NES, quem sabe ele um dia tente traduzir a versão em disquete, sei lá 😉

Aviso a todos que a tradução foi lançada, solicito que alterem esse tópico para a categoria correta.
patryckpo.com

Magalicia

Bom trabalho com a tradução, nunca joguei uma versão FDS, sei que tem sempre alguns adicionais legais, mas a preguiça bate mais cedo heheh

shadow_moon

Bom dia.
Em primeiro lugar grato pela tradução.
Alguém conseguiu achar a rom com esse CRC?

Green Jerry

Citação de: shadow_moon online Fevereiro 22, 2026, 08:12:59 AMBom dia.
Em primeiro lugar grato pela tradução.
Alguém conseguiu achar a rom com esse CRC?
Também tenho esse problema, achei uma com o mesmo nome citado na postagem inicial (Zelda no Densetsu - The Hyrule Fantasy (Japan).fds), mas o CRC dela é 1f22ccb1.
Atualmente traduzindo Ihatovo Monogatari (SNES).
Versão 0.1 disponível aqui!

patryckpo

Post atualizado, por algum motivo eu estava usando de base algum dump antigo (e para piorar com header iNES), se a ROM bate com o que está no No-Intro é para funcionar agora, desculpem  :sermao:

@shadow_moon e @GreenJerry, obrigado por avisarem!
patryckpo.com

shadow_moon

Citação de: patryckpo online Fevereiro 22, 2026, 09:29:28 AMPost atualizado, por algum motivo eu estava usando de base algum dump antigo (e para piorar com header iNES), se a ROM bate com o que está no No-Intro é para funcionar agora, desculpem  :sermao:

@shadow_moon e @GreenJerry, obrigado por avisarem!

Ih broder. Aqui não rolou com o último dat nointro do fds (20260118). Na rev0 e rev1 os CRC são recpectivamente: 1F22CCB1 e 8F2202BF.

DarkGoku

Buenas, otima traducao!!!

Aqui funcionou com esssa rom aqui Zelda no Densetsu - The Hyrule Fantasy (Japan) (Rev 1).fds 8F2202BF, utilizei a rom que veio nesse set aqui, so nao lembro onde baixei Nintendo - Family Computer Disk System (FDS) (20230313-003748) [unheadered]

ajkmetiuk

Citação de: shadow_moon online Fevereiro 22, 2026, 11:57:32 AMIh broder. Aqui não rolou com o último dat nointro do fds (20260118). Na rev0 e rev1 os CRC são recpectivamente: 1F22CCB1 e 8F2202BF.
aplicado na rom
File/ROM CRC32: 8F2202BF
e funcionou 100%, está fazendo algo errado aí!
supremex!

patryckpo

Citação de: shadow_moon online Fevereiro 22, 2026, 11:57:32 AMIh broder. Aqui não rolou com o último dat nointro do fds (20260118). Na rev0 e rev1 os CRC são recpectivamente: 1F22CCB1 e 8F2202BF.
Bom, eu testei nessas duas que você citou e está funcionando aqui, por isso eu atualizei o tópico. Veja se baixou a versão 1.01 da tradução, que é a corrigida para funcionar nas ROMs de 131000 bytes.

OFFTOPIC: Pode ser o emulador dando conflito por não reconhecer o jogo como deveria, o Bizhawk eu sei que faz isso (uma vez testei um projeto de tradução de um jogo do PC-Engine que deveria salvar o jogo, mas se a hash do arquivo não bate com o que o emulador acha ser a versão correta, o jogo nem libera para salvar), aí não tem o que fazer... Use FCEUX, Mesen ou NES.emu , nesses foi testado e o jogo funciona (se tiver um emulador mais antigo, aí você tem que adicionar um header no começo da ROM, mas não posso lhe ajudar com isso).
patryckpo.com

shadow_moon

Vocês tem razão pessoal. Totalmente funcional com a rom Zelda no Densetsu - The Hyrule Fantasy (Japan) (Rev 1). O problema aqui foi com o FCEUX na versão 2.6.6. No Mesen e Nestopia funcionou perfeitamente.

ajkmetiuk

Citação de: shadow_moon online Fevereiro 22, 2026, 16:22:18 PMVocês tem razão pessoal. Totalmente funcional com a rom Zelda no Densetsu - The Hyrule Fantasy (Japan) (Rev 1). O problema aqui foi com o FCEUX na versão 2.6.6. No Mesen e Nestopia funcionou perfeitamente.
kk as vezes a culpa é da gente mesmo que não atualiza nossos emuladores haha que bom que deu certo agora é só jogar supremex
supremex!