[SNES] Congo's Caper (Projeto em fase de conclusão)

Iniciado por juliano_did, Março 28, 2026, 14:02:52 PM

tópico anterior - próximo tópico

juliano_did

Saudações...

Estou traduzindo para o português jogos de Super Nintendo.
E estou finalizando o jogo "Congo's Caper (USA).sfc" que ainda não foi traduzido, e como estou me aprofundando em compreensão e interpretação de binários...

Completei a tradução desse belíssimo jogo!
E preciso de uma ajuda?

- Resumo da Tradução do jogo Congo's Caper (USA)
Tela do Menu Inicial: 100%
Tela de Opções do Menu Inicial (Game, Password e Options): 100%
Tela de Informações no Jogo (Slot e adicionado Pontuação): 100%
Tela de Informações ao Iniciar um Jogo (Qual jogador se é o 1 ou 2): 100%
Tela de Final da Fases (Stage Clear): 100%
Tela de Seleção de Fases (Stage Select): 100%
Tela de Continua do Jogo (Continue): 100%
Tela de Fim do Jogo (Game Over e Password): 100%
Tela de Créditos Finais (Créditos de Encerramento): 100%
Tela de Fim do Jogo (The End): 100%
Acentuação: 100%
Revisão: 90%
Testes: 90%

- Dificuldades que estou enfrentando no momento.
No final de cada fase nesse jogo, tem uma placa escrita EXIT.
Não consigo encontrar no Tile Molester a opção para mudar o texto EXIT para SAÍDA.
Preciso de ajuda para alterar essa placa EXIT e finalizar essa tradução.
Cada dia é um degrau para a evolução!

Green Jerry

Citação de: juliano_did online Março 28, 2026, 14:02:52 PMNo final de cada fase nesse jogo, tem uma placa escrita EXIT.
Não só a placa EXIT, tem também a placa NEXT que está na quarta imagem, não sei se tem mais algum outro texto em gráfico, pois não conheço o jogo.

E tem também o "LICENSED BY NINTENDO" na tela de título que você deixou sem traduzir.

juliano_did

"Green Jerry"   |
-----------------

Com relação à palavra "EXIT", eu me enganei olhando apenas pelas sprites.
Fui testar o jogo hoje e só existem as placas no final de cada fase com a palavra "NEXT".
Tenho domínio total para traduzir essa ROM menos essa placa NEXT.
Se alguém puder me ajudar a finalizar essa tradução eu agradeço.

Lembrando que as imagens em anexos nesse tópico podem sofrer alterações nas revisões que estou fazendo.

Anexas seguem mais alguns registros de tela da tradução.

P.Kauan

Você tem Discord cara se tiver eu conheço uns pessoal que pode te ajudar

ajkmetiuk

é um sprite essa imagem NEXT e tem compressão, assim como a logo congo1s caper, fora essa, tem 1up também que é 1 vida. por isso você não encontrou, teria que criar uma ferramenta para descomprimir, editar e inserir novamente, já é um hacking avançado pra maioria.

e aquilo da tela inicial que o greenjerry mencionou é um tilemap, reutiliza as letras. se for editar alguma letra, fica nessa parte aí.
supremex!

juliano_did

Citação de: P.Kauan online Março 30, 2026, 23:40:44 PMVocê tem Discord cara se tiver eu conheço uns pessoal que pode te ajudar

P.Kauan, tudo bem!

Obrigado por me ajudar, está faltando esse pequeno detalhe para eu avançar e lançar essa tradução.
Traduzir 1UP e NEXT.

Eu consegui descomprimir a Tela de Título, as imagens não estão separadas, o que facilitou, como eu não preciso dela, não foi útil.

Veja com o seu amigo se ele consegue me ajudar analisando o código em anexo escrito em C/C++ e o que está faltando para descomprimir. Quero aprender onde estou errando.

Essa ROM possui uma interpretação muito além do meu alcance, imagens com ponteiros e divididas em pedaços separados, acredito que foi um grande desafio, não esperava tudo isso.

Citação de: ajkmetiuk online Março 31, 2026, 01:10:51 AMé um sprite essa imagem NEXT e tem compressão, assim como a logo congo1s caper, fora essa, tem 1up também que é 1 vida. por isso você não encontrou, teria que criar uma ferramenta para descomprimir, editar e inserir novamente, já é um hacking avançado pra maioria.

e aquilo da tela inicial que o greenjerry mencionou é um tilemap, reutiliza as letras. se for editar alguma letra, fica nessa parte aí.

ajkmetiuk, sim você está correto!

Eu já consegui traduzir os sprites, inclusive na minha tradução tive que adicionar algumas letras para completar. Inclusive a letra u que não tem na sua imagem da palavra. "Produtor".

Aqui no tópico 2 eu já tinha concluído essa tradução.

P.Kauan

Você tem Discord esse aqui e o meu Discord kauan.paulofpa@ me chama lar
Esse é o Discord do pessoal do Romhacking
https://discord.gg/5x7KZEqGfC

juliano_did

Estou conseguindo evoluir aos poucos, com o Python e C++.
Eu consegui, com o Python e C++ fazer a descompressão do 1UP e do NEXT e a edição no Tile Molester.
Estou aprendendo agora a Compreensão e depois a Inserção.
Vou brincar mais uns dois dias e ver até onde consigo ir.
Não tinha percebido, mas o arquivo congo_cpp.zip no post 5 já é a descompressão final.
Qualquer coisa, chamo sim no Discord.

juliano_did

Descompressão, Compressão e Inserção dominados
Questão de horas/dias para o lançamento desse jogo.

-> Python e C++ <-

ana_ang

Mais um clássico das antigas, é um ótimo jogo, vou aguardar o lançamento da tradução.