[NES] Tradução da BIOS do Famicom Disk System

Iniciado por Chatterine Snuggles, Abril 27, 2026, 00:28:20 AM

tópico anterior - próximo tópico

Chatterine Snuggles

Será que já existe? Tô procurando aqui e não tô achando, por isso acho que não tem. Pensei ter visto uma postagem dele traduzida no site do joao13 ou em algum lugar assim. É um projeto que me interessa um pouco, e se ninguém quiser fazer eu mesma faço, por ser uma ROM bem pequenininha. É mais que eu não queria traduzir um jogo que já foi traduzido antes. Quero dizer, acho que não dá pra chamar o firmware do fds de "jogo", mas vc entendeu.

Só pra constar, o motivo d'eu não fazer esse tipo de pergunta no Discord é que eu simplesmente ODEIO a discordificação, rsrsrsrs. Espero não estar floodando o fórum com este tipo de pergunta. Se este tipo de postagem não for bem-vinda, me avisem que eu paro.

patryckpo

Eu já traduzi, mas não sei se é algo que teria grande abrangência por dois motivos principais:

1. Acho que poucos iriam ver alguma diferença (afinal de contas só seriam diferentes as mensagens de erro e o "CARREGANDO" no começo, quando se carrega o disquete/jogo;
2. Daria para traduzir a tela de copyright depois que o jogo carrega mas a BIOS usa esse texto como uma das travas em alguns jogos para detectar cópias ilegais e dá um erro ao carregar ROMs que não batem o texto. Então seria compatível somente com jogos que tivessem o mesmo texto traduzido.

Deixemos o tópico em aberto para saber a opinião da galera, se tiver bastante gente interessada eu posso lançar o que eu tenho aqui, mas não é grande coisa.
Lembre-se que as traduções que eu lanço estão disponíveis no meu site:
patryckpo.com

Chatterine Snuggles

Citação de: patryckpo online Abril 27, 2026, 06:11:39 AMa BIOS usa esse texto como uma das travas em alguns jogos para detectar cópias ilegais e dá um erro ao carregar ROMs que não batem o texto. Então seria compatível somente com jogos que tivessem o mesmo texto traduzido.

De acordo com a The Cutting Room Floor, alguns rereleases da BIOS do FDS para consoles mais modernos (Animal Crossing, por exemplo) modificaram partes do código. Eu teria que investigar mais a fundo, mas o que eu queria saber é: será que não tem como fazer uma versão "destravada" da BIOS? Olhei aqui rapidão no GitHub e parece que existe um disassembly para as três principais revisões do firmware.

https://github.com/TakuikaNinja/FDS-disksys

Ah, e se você quiser, por favor lance o patch. Eu adoraria poder jogá-la rsrs

Anime_World

Até onde eu saiba não existe nenhum bloqueio na BIOS do FDS. O que existe é uma verificação de CRC para garantir a integridade do disco e só. Se for a isso que você se refere já existe versões modificadas que desabilitam o CRC através de um JMP inserido no endereço 0x073E e apontando para o endereço 0xE743.
nonononono

Chatterine Snuggles

Hmmm, nesse caso vou precisar provavelmente investigar um pouco. Essa solução "receita de bolo" funnciona em todas as 3 versões da BIOS de Disk System (Rev 01, 01_A e 02)?

EDIT: Só queria também perguntar, eu gostaria de remanejar aqui algumas coisas na ROM só pra ter mais ou menos espaços em algumas strings. Com um disassembly isso realmente é fácil, mas a dificuldade está em saber se a ROM reassemblada funciona, saber se não quiebra nada nos jogos de FDS. Alguém tem alguma ideia? xd

Anime_World

Basicamente toda a informação sobre a BIOS está concentrada nessa wiki: https://www.nesdev.org/wiki/FDS_BIOS
nonononono