Encontrar textos e sobre os arquivos do Shadow of Rome

Iniciado por lobo, Setembro 11, 2018, 14:00:24 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

lobo

Já tenho noção do básico do ROMHacking quando se trata de ROMs de SNES por exemplo: Editar textos, gráficos (tile molester), busca relativa, etc..

Sei também que para jogos de PS1 geralmente buscamos os textos nos arquivos .BIN e .ISO. Porém se tratando desse jogo específico de PS2 eu simplesmente não consigo compreender os formatos de arquivos. Seguem as imagens das pastas:


O lance é que: ao fazer busca relativa ao .ISO principal não encontro os textos; tem alguns .ISO nos arquivos do jogo que por algum motivo não consigo abrir; e de resto tem esses arquivos .IRX que também não encontrei muita referência a eles na internet.

Pelo que vi o Kingdom Hearts 1 Final Mix contém a MESMA estrutura de arquivos, ou seja, a tradução é possível. Não consegui entrar em contato com o Gledson pra encher o saco e perguntar como ele achou os arquivos mas não obtive retorno.

Alguém que saiba como prosseguir para achar os textos do jogo? Lembrando que não precise que procurem pra mim, mas desde que me deem uma luz, seja artigos pra pesquisar etc. Agradeço desde já.

huskie

Tua dúvida é recorrente. Jogos com grande quantidades de textos levam compressão. Cada caso é um caso, logo ferramentas genéricas não costumam servir pra isso.

Isso exige que sejam programadas ferramentas específicas para extrair e poder editar e depois reinserir.
Through PS4 PSXItarch v3 Linux!

tvtoon

Se esses são todos os arquivos do jogo, então há pacotes entre eles que devem conter os arquivos "reais" do jogo.

Evite usar o explorer para analisar jogos de CDs, principalmente sistemas de DVDs e PC-Engine. Use programas dedicados como o ISOBuster (pago). O PS2 tem uma manha recorrente de colocar diferentes árvores em sistemas de arquivos diferentes, nas mídias.

Passado isso, o ideal é buscar ferramentas de outras versões ou jogos da mesma companhia, ou se você quiser ir além, aprender a depurar a máquina.

ØX-Carnage

Além das dicas dos amigos acima, há um teste básico que por sinal você já fez.

Teste tentar procurar algum texto diretamente na ISO, se achar sinal que não haverá compressão nos textos, se não achar grande chance de haver compressão.

Você não achou os textos pois esses arquivos .IRX, são arquivos de módulos ou drives do processador IOP (I/O Processador), algo como se fosse as DLLs do Windows.
Quando carregado a BIOS ele chama esses módulos para a configuração do sistema, não usando o arquivo System.cnf.
Por ser independente ele consegue importar ou exportas funções (dai o tanto de arquivos .IRX)

Eu acredito que nessa pasta Modules não há nada que possa servir para a tradução.
No caso arriscaria nos arquivos IMAGE0, IMAGE1 e IMAGE2, esses sim são os arquivos que deve analisar.

Não sou o mais aprofundado nesse assunto, mas acredito que seja isso.

mummrabr

Colega, tente localizar textos usando o software monkey moore.

lobo

Citação de: tvtoon online Setembro 12, 2018, 16:15:15 PM
Evite usar o explorer para analisar jogos de CDs, principalmente sistemas de DVDs e PC-Engine. Use programas dedicados como o ISOBuster (pago). O PS2 tem uma manha recorrente de colocar diferentes árvores em sistemas de arquivos diferentes, nas mídias.

  Acabei notando isso também, vou começar a usar esses programas.

Citação de: tvtoon online Setembro 12, 2018, 16:15:15 PM
Passado isso, o ideal é buscar ferramentas de outras versões ou jogos da mesma companhia, ou se você quiser ir além, aprender a depurar a máquina.

  Vou fazer isso, fiquei sabendo que jogos da Capcom são um cu quando o assunto são textos comprimidos, né? Valeu pela ajuda cara.

Citação de: ØX-Carnage online Setembro 12, 2018, 18:35:28 PM
Teste tentar procurar algum texto diretamente na ISO, se achar sinal que não haverá compressão nos textos, se não achar grande chance de haver compressão.

  Procurando na ISO em si consigo achar alguns textos soltos como "Blood", mas por exemplo nenhuma palavra que contenha nos diálogos do jogo. Então acredito que essas palavras que eu ache sejam parte da programação do jogo, já que o texto tá comprimido.

Citação de: ØX-Carnage online Setembro 12, 2018, 18:35:28 PM
Eu acredito que nessa pasta Modules não há nada que possa servir para a tradução.
No caso arriscaria nos arquivos IMAGE0, IMAGE1 e IMAGE2, esses sim são os arquivos que deve analisar.

  Também estou apostando nelas. Vou dar um jeito de extrair o conteúdo dessas imagens, mesmo não dando pra fazer nos métodos convencionais.

Citação de: mummrabr online Setembro 12, 2018, 23:14:11 PM
Colega, tente localizar textos usando o software monkey moore.

  Foi a primeira coisa que fiz.  :toligado:



  No mais obrigado ao huskie, tvtoon e carnage por comentarem. Vou levar em consideração tudo.

ØX-Carnage

Citação de: lobo online Setembro 13, 2018, 06:09:25 AM

Procurando na ISO em si consigo achar alguns textos soltos como "Blood", mas por exemplo nenhuma palavra que contenha nos diálogos do jogo. Então acredito que essas palavras que eu ache sejam parte da programação do jogo, já que o texto tá comprimido.
Cara acredito que isso possa ser sim texto do jogo, pode ser alguma descrição de item ou até mesmo o item.
Não conheço o jogo mas tem cara de ser algo relacionado a item.
Em último caso alguma linha chamando algum objeto ou textura com esse nome.

Citação de: lobo online Setembro 13, 2018, 06:09:25 AM

Também estou apostando nelas. Vou dar um jeito de extrair o conteúdo dessas imagens, mesmo não dando pra fazer nos métodos convencionais.

Dei uma olhada rápido nos arquivos e é aquilo mesmo que eu disse.

Os arquivos image1.img e image2.img acredito que seja algo referente a vídeo, pelo simples fato de informar que foi encondado pelo TMPGEnc, que é um programa de encoder de vídeo.

Offset      0  1  2  3  4  5  6  7   8  9  A  B  C  D  E  F

00000000      00 01 BA 44 00 04 00  04 01 00 C0 EF F8 00 00      ºD      Àïø 
00000010   01 BB 00 09 80 60 77 00  21 7F E0 E5 86 00 00 01    »  €`w ! à冠  
00000020   E0 0F FA 83 C1 0D 31 00  01 20 CB 11 00 01 09 55   à úƒÁ 1   Ë    U
00000030   1E 65 86 00 00 01 B3 20  01 40 14 0A FC A2 C0 00    e†   ³  @  ü¢À
00000040   00 01 B5 14 8A 00 01 00  00 00 00 01 B5 25 05 05     µ Š       µ% 
00000050   04 08 02 0A 00 00 00 01  B2 00 87 71 54 41 01 13           ² ‡qTA 
00000060   81 00 25 65 6E 63 6F 64  65 64 20 62 79 20 54 4D     %encoded by TM
00000070   50 47 45 6E 63 20 28 76  65 72 2E 20 32 2E 35 35   PGEnc (ver. 2.55
00000080   2E 33 38 2E 31 34 32 29  00 00 00 01 B8 00 08 00   .38.142)    ¸           


O arquivo image0.img tem um contêiner de CPKO bem comum nos jogos da Capcom, e jogos antigo, o Saturno já usava isso ai.
Sem dificuldades pois tem editores de PES 2014, 2015 que edita esses arquivos. Porém é necessário a extrair o LINK.
Agora eu não lembro se o CPK está dentro do LINK ou não, de todo modo existem dois pack dentro desse arquio o LINK e CPK0.
Offset      0  1  2  3  4  5  6  7   8  9  A  B  C  D  E  F

00000000   4C 49 4E 4B 02 01 00 00  91 23 11 01 30 00 00 00   LINK    '#  0   
00000010   B0 09 02 00 00 00 00 00  9A 23 11 01 E0 09 02 00   °       š#  à   
00000020   30 00 00 00 00 00 00 00  00 00 00 00 00 00 00 00   0               
00000030   43 50 4B 30 A6 09 02 00  30 04 04 00 00 00 00 00   CPK0¦   0       
00000040   7F 4F 49 4D 33 30 04 04  EA F1 EB 01 01 EB F0 30    OIM30  êñë  ëð0
00000050   E9 F2 04 00 09 4B 09 13  E9 F2 30 03 00 0F 01 08   éò   K  éò0     



Conforme eu disse antes sobre os arquivos .IRX, da uma analisada no arquivo ioprp300.img, como ele trata independentemente as funções pode ser que contenha algum texto ai.

Offset      0  1  2  3  4  5  6  7   8  9  A  B  C  D  E  F

00000000   52 45 53 45 54 00 00 00  00 00 08 00 00 00 00 00   RESET           
00000010   52 4F 4D 44 49 52 00 00  00 00 44 00 40 01 00 00   ROMDIR    D @   
00000020   45 58 54 49 4E 46 4F 00  00 00 00 00 54 02 00 00   EXTINFO     T   
00000030   53 59 53 4D 45 4D 00 00  00 00 28 00 99 17 00 00   SYSMEM    ( ™   
00000040   4C 4F 41 44 43 4F 52 45  00 00 20 00 C1 28 00 00   LOADCORE    Á( 
00000050   53 49 46 43 4D 44 00 00  00 00 28 00 21 29 00 00   SIFCMD    ( !) 
00000060   53 49 46 4D 41 4E 00 00  00 00 20 00 51 17 00 00   SIFMAN      Q   
00000070   54 48 52 45 41 44 4D 41  4E 00 28 00 ED 99 00 00   THREADMAN ( í™ 
00000080   49 4F 4D 41 4E 00 00 00  00 00 20 00 01 31 00 00   IOMAN        1 
00000090   4D 4F 44 4C 4F 41 44 00  00 00 24 00 85 48 00 00   MODLOAD   $ ...H 
000000A0   46 49 4C 45 49 4F 00 00  00 00 20 00 CD 4C 00 00   FILEIO      ÍL 
000000B0   43 44 56 44 4D 41 4E 00  00 00 1C 00 6D 44 01 00   CDVDMAN     mD 
000000C0   43 44 56 44 46 53 56 00  00 00 20 00 8D 7F 00 00   CDVDFSV         
000000D0   4C 4F 41 44 46 49 4C 45  00 00 20 00 09 29 00 00   LOADFILE     ) 
000000E0   54 49 4D 45 4D 41 4E 49  00 00 20 00 C5 17 00 00   TIMEMANI    Å   
000000F0   52 4F 4D 44 52 56 00 00  00 00 20 00 29 0F 00 00   ROMDRV      )   
00000100   45 45 53 59 4E 43 00 00  00 00 18 00 09 06 00 00   EESYNC         
00000110   53 59 53 43 4C 49 42 00  00 00 20 00 3D 27 00 00   SYSCLIB     =' 
00000120   53 54 44 49 4F 00 00 00  00 00 18 00 31 0D 00 00   STDIO       1   
00000130   00 00 00 00 00 00 00 00  00 00 00 00 00 00 00 00                   
00000140   00 00 04 01 22 10 03 20  00 00 40 03 32 30 30 33       "     @ 2003
00000150   31 30 32 32 2D 31 39 30  31 31 30 2C 63 6F 6E 66   1022-190110,conf
00000160   66 69 6C 65 2C 69 6F 70  72 70 33 30 30 2E 69 6D   file,ioprp300.im
00000170   67 2C 78 6F 6B 61 6E 6F  40 72 65 6C 2D 6C 69 6E   g,xokano@rel-lin
00000180   75 78 2F 7E 2F 74 6D 70  5F 33 30 00 00 00 04 01   ux/~/tmp_30     


Acredito que esse jogo deva ser bem antigo, pois essa estrutura não é comum de ser ver.
Acho que os ISOs Destroyers do fórum podem ajudar, ou procura no GitHub e em fórum de Hack de PS2, esse formato tem muito em Homebrew de PS2.

lobo

  Valeu novamente Carnage! Esse jogo realmente tem uma estrutura de arquivos bem diferentes, não vou desistir dele não! Nem que eu deixe ele engavetado até eu ter mais experiência com romhacking, mas como sou iniciante esse desafio de tentar desvendar esse mistério de encontrar os textos é bem emocionante. ;)

  Vou procurar os ISOs Destroyers e dar mais um pente fino nos arquivos citados para ver se descubro algo.

ØX-Carnage

Citação de: lobo online Setembro 13, 2018, 19:03:08 PM
  Valeu novamente Carnage! Esse jogo realmente tem uma estrutura de arquivos bem diferentes, não vou desistir dele não! Nem que eu deixe ele engavetado até eu ter mais experiência com romhacking, mas como sou iniciante esse desafio de tentar desvendar esse mistério de encontrar os textos é bem emocionante. ;)

  Vou procurar os ISOs Destroyers e dar mais um pente fino nos arquivos citados para ver se descubro algo.

Perfeito, só o fato de você me dizer que não vai desistir e que essa busca torna emocionante, já valeu a pena perder parte do meu horário de almoço para verificar isso.

Acredito que o Gledson e o Denim são os ISOs Destroyers que você procura.
Dá uma passadinha lá no discord. :scripts:

mummrabr

Pelo Monkey Moore, sem chance, dei uma olhada ontem.