Informações:
Nome: Sonic the Hedgehog
Versão: Japonesa (REV01)
Plataforma: Sega Mega Drive/Genesis (SMD/GEN)
Desenvolvedora: Sonic Team
Distribuidora: Sega
Gênero: Plataforma
Jogador(es): 1
Lançamento: 23/06/1991 (EUA, Europa), 26/07/1991 (Japão)
Descrição:
Numa tentativa de roubar as seis Esmeraldas do Caos e aproveitar o seu poder para controlar o mundo, o Dr. Ivo Robotnik aprisionou os animais da Ilha do Sul (South Island) dentro de robots agressivos e de cápsulas metálicas estacionárias. O jogador controla Sonic, cujo objectivo é parar os planos de Robotnik, salvando os animais e colecionar as Esmeraldas para ele próprio. Se o jogador consegue recolher todas as Esmeraldas e completar o jogo, é mostrado no fim uma sequência final como recompensa. Se as Esmeraldas não forem todas recolhidas, o Robotnik goza com o jogador.
Fonte: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sonic_the_Hedgehog_(jogo_eletr%C3%B4nico_de_1991))
Status da tradução:
Geral: 100%
Textos: 100%
Graficos: 100%
Acentos: 100%
Notas:
A tradução foi feita com a disassembly do jogo (especificamente a versão que está no site GitHub).
A ROM será expandida pra 1 MB, pois durante o desenvolvimento desta tradução, o tamanho da ROM acabou ficando maior que o jogo original.
Na Zona de Mármore (Marble Zone), ao passar de fase, a placa com o rosto do Sonic e a cápsula onde os animais estão presos começa a piscar devido ao jogo estar atingindo o limite de 80 sprites na tela.
A tradução também corrige alguns bugs no jogo, como o crash ao mexer a câmera pra baixo nos atos 1 e 2 da Labyrinth.
Sobre a ROM:
Nome: Sonic The Hedgehog (Japan, Korea).bin (No-Intro) / Sonic The Hedgehog (W) (REV 01) [!].bin (GoodGen)
CRC32: AFE05EEE
MD5: 09DADB5071EB35050067A32462E39C5F
SHA1: 69E102855D4389C3FD1A8F3DC7D193F8EEE5FE5B
Ferramentas utilizadas:
Bloco de notas: Usado pra edição dos arquivos .asm da disassembly.
WindHex32: Usado para a edição dos textos da seleção de fases.
SonMapEd: Usado pra descomprimir e comprimir gráficos no formato Nemesis.
Esrael Sonic Editor II: Usado pra comprimir o gráfico "TM" da tela de título (o SonMapEd crashava ao tentar salvar esse gráfico).
YY-CHR Usado pra edição dos gráficos descomprimidos (descomprimidos do formato Nemesis com o SonMapEd ou já descomprimidos).
Imagens:
Instalação da tradução:
Você pode usar o xdelta UI (o patch está no formato .xdelta).
Deve ser aplicado na ROM "Sonic The Hedgehog (W) (REV 01) [!].bin" (GoodGen) ou "Sonic The Hedgehog (Japan, Korea).bin" (No-Intro), com CRC32 AFE05EEE e tamanho de 512 KB (524,288 bytes).